15 de dezembro de 2025

Segundo dia da greve dos bancos fecha 10 agências em Franca


| Tempo de leitura: 2 min
Clientes utilizam caixa eletrônico em banco da região central; muitos não sabiam da paralisação

Dez agências bancárias fechadas e cerca de 260 funcionários de braços cruzados. Esse é o saldo do segundo dia de greve dos bancários, de acordo com o sindicato da categoria de Franca e região. Entre as unidades fechadas (concentradas principalmente na região central, Estação e avenida Major Nicácio), estavam quatro do Itaú, três do Santander, duas da Caixa Econômica Federal e uma do Banco do Brasil. Além dessas, outros dois bancos da Caixa tiveram atendimento reduzido. De acordo com o diretor sindical Sílvio Sene, a tendência é que, na segunda-feira, mais bancos fiquem fechados.

A principal reivindicação é um reajuste salarial de 11,93%. A proposta foi apresentada à parte patronal em julho deste ano. “Deveríamos negociar durante todo o mês de agosto para que chegássemos a um acordo e não precisássemos iniciar greve. Entre o final de agosto e começo de setembro, os banqueiros vieram com a proposta de praticamente cobrir apenas a inflação, ou seja, 6,1%”, disse Sene. Por ser considerada insuficiente pela classe, a proposta foi rejeitada.

A pauta dos bancários contém mais de 60 itens. Além do reajuste salarial, eles pedem como PLR (Participação de Lucros e Resultados) o pagamento de três salários e uma parcela fixa de R$ 5.553. “Nossa pauta não abrange só a questão econômica, mas também causas sociais, saúde e condições de trabalho”, completou o secretário de comunicação social do Sindicato dos Bancários, Rogério Marques.

Alternativas
“O banco está em greve?” Mesmo no segundo dia de paralisações, muitas pessoas ainda faziam essa pergunta nas portas de agências bancárias da região central, surpreendendo-se com os cartazes colados nas portas e janelas dos estabelecimentos.

Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclareceu que existem maneiras alternativas de realizar transações financeiras, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone ou celular, rede 24 horas e correspondentes. Para pagar contas antes do vencimento, pode-se utilizar a internet, o caixa eletrônico, rede 24 horas, aplicativo do banco no celular, corresponde e pelo telefone do banco.

Mas e quanto às contas já vencidas? As de luz, água, telefone e gás podem ser pagas pelos canais alternativos do banco. Juros e multas geralmente vêm na conta do mês seguinte. No caso de títulos de cobrança (condomínio, escola, academia e financiamentos, entre outros), um novo boleto pode ser pedido ou o pagamento pode ser feito via DDA (Débito Direto Autorizado). Se o boleto for do banco e a agência estiver fechada, uma nova via pode ser solicitado no próprio site das instituições financeiras, mesmo para não-correntistas. Então, o boleto pode ser pago pelos meios alternativos.