20 de dezembro de 2025

Praia artificial faz de Rifaina o ‘Guarujá’ do interior


| Tempo de leitura: 1 min
Turistas apreciam a bela paisagem do Rio Grande na prainha de Rifaina enquanto aproveitam a sombra dos coqueiros

A praia do francano ou o “Guarujá” do interior paulista. É assim que Rifaina pode ser chamada por atrair milhares de turistas de Franca e região para desfrutar do clima interiorano, dos ranchos e pousadas e, claro, da praia artificial criada a partir da instalação da hidrelétrica Jaguara.

Às margens do Rio Grande, Rifaina, a 67 quilômetros de Franca, encanta pelas suas paisagens naturais. A cidade conta com um amplo calçadão, recém-construído pela Prefeitura, onde o visitante pode fazer uma tranquila caminhada, andar de bicicleta ou apenas apreciar a represa. No local, há piers para embarcações e quiosques onde foram montadas lanchonetes que servem saborosos pratos com peixe.

Em razão da imensa represa, Rifaina é ponto de encontro de apaixonados por esportes radicais e praticantes de mergulho. Quem gosta de estar em contato com a natureza e conhecer cachoeiras também pode optar pela pequena cidade na divisa com Minas Gerais.

Rifaina tem ainda praças como a 24 de Dezembro, centro cultural e lojas e supermercados para atendimento aos turistas. Da cidade é possível apreciar os ranchos do outro lado da represa e a ponte que dá acesso a Minas .