19 de julho de 2025
Logo Header

Alimento diário


| Tempo de leitura: 4 min

‘Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos’ (1 Co 12:4-6-VRC).

Dons, ministérios e operações

Para saber de onde vem nosso ministério e qual é seu objetivo, não devemos usar apenas a mente; precisamos primeiramente estar no espírito. Louvado seja o Senhor! Então, ao concluir os três primeiros versículos de 1 Coríntios 12, Paulo nos expõe a necessidade de invocar o nome do Senhor, levando-nos ao espírito. Os três versículos seguintes, bem curtos e simples, dizem: ‘Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos’ (1 Co 12:4-6-VRC). Isso nos mostra claramente que aqui estão o Espírito, o filho (o Senhor) e o Pai (Deus). Os dons estão ligados ao Espírito; os ministérios estão ligados ao Senhor e as operações estão ligadas a Deus.
Podemos repartir esses versículos de modo bem claro em três trechos. O primeiro, os versículos de 7 ao 11, diz respeito aos dons e estão relacionados com o versículo 4. ‘Ora , há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo’. Esses dons são distribuídos a todos os santos, conforme o Espírito quer. O terceiro trecho, os versículos 28 e 30, falam das operações que Deus estabeleceu na igreja, e está relacionado com o versículo 6, que diz: ‘E há diversidade de operação, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos’. Os versículos restantes, do 12 ao 27, são o segundo trecho e falam de ministérios. Esse trecho corresponde ao versículo 5, que diz: ‘E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo’.
Todavia Paulo não usa a palavra ministérios nos versículos 12 e 27, mas fala dos membros de um corpo, o Corpo de Cristo.
Aqui nos é comprovado que os ministérios têm relação com o Corpo, algo cheio de vida. Não há um só ministério, mas muitos, e todos são para a edificação do Corpo de Cristo. Antes, quando se falava de ministério, alguns tinham um conceito: ‘Isso é coisa muito elevada e inacessível. Apenas os muitos espirituais podem ter ministérios’. A bíblia compara os ministérios à função dos membros do Corpo. Há diversidade de membros, assim como há diversidade de ministérios. O versículo 14 diz: ‘Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos’. Portanto, está claro para nós que os versículos de 12 a 27 explicam os ministérios mencionados no versículo 5.
Os ministérios vêm dos dons e têm o objetivo de se tornar operações na igreja. Portanto, em relação ao Trecho de 7 a 11, o versículo 11 dá a palavra conclusiva: ‘Mas um só e o mesmo Espírito e realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente’. A partir do versículo 7, há uma lista de itens que se relacionam com os dons distribuídos a cada um individualmente pelo Espírito, como lhe apraz. Para entender que são os dons, vejamos os versículos de 8 a 10: ‘Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar. A outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos, a uma variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las’. Os dons são dados pelo Espírito. Se o Espírito deixa de dá-los, as pessoas não os têm.
Com relação aos ministérios é diferente: são comparados aos membros de um corpo. Cada um de nós é membro do corpo de Cristo. Ainda que haja diversidade de ministérios, o Senhor é o mesmo, como lemos nos versículos de 14 a 15: ‘Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser corpo’. O pé é um membro. Se você é um pé, mas está ligado ao corpo tem utilidade. Contudo se o pé não está vinculado ao corpo, é uma coisa estranha e temível. Imagine um pé solto num lugar qualquer: você olharia para ele e ficaria com medo. Porém um pé no corpo é bonito e útil. E ninguém pode dizer ‘Ah! Porque não sou pé, não sou do Corpo!’. Todos nós somos membros do Corpo.

Um lugar de Oração - Rua Gabriel Anawate, 629, V. N. S. das Graças. Telefones: (16) 3406-7505, 9169-0257