25 de dezembro de 2025

Formigas


| Tempo de leitura: 1 min

No mundo existem mais de 35 mil espécies de formigas. Só no Brasil vivem cerca de duas mil. Algumas estão em constante contato com o ser humano e podem lhe causar danos ao atacar plantações e inviabilizar seu crescimento. Numa noite, um exército de formigas pode destruir uma plantação inteira que levou meses para ser formada. As do tipo doméstico atacam os doces e outros alimentos dentro do lar. Até em apartamentos localizados em andares muito altos elas se fazem presentes.

Formigas vivem em sociedade. Você nunca verá uma sozinha. Onde se vê uma, pode apostar que há outras ao redor. O agrupamento de formigas é chamado colônia ou formigueiro. Na colônia há muitas rainhas para a reprodução e elas chegam a viver 18 anos. A fecundação acontece durante o voo, pois a formiga rainha tem asas. Depois do encontro da fêmea com o macho, este morre. A formiga perde as asas antes de colocar os ovos fecundados. Só as formigas rainhas põem ovos.

Cada formiga possui uma função bem definida dentro do formigueiro. Todas as tarefas são divididas entre o grupo. Tem formiga responsável pela segurança. Têm as que perfuram túneis. Têm as responsáveis pelas larvas (filhotinhos de formigas). Têm as que buscam alimentos.

A alimentação das formigas depende de sua espécie. Umas são carnívoras, outras herbívoras, e há aquelas que comem de tudo: animais, vegetais, restos de alimentos humanos.

Leia mais sobre esses interessantes insetos na página 7.