22 de dezembro de 2025

Ipês roxos formam buquês gigantes nas ruas de Franca


| Tempo de leitura: 1 min
Ciclista passa ao lado de ipê-roxo florido próximo ao Terminal da Estação. Árvores carregadas de flores impressionam transeuntes em diferentes regiões da cidade

Eles são um dos símbolos do nosso País, e sempre que reaparecem floridos fascinam a população de Franca. Os ipês roxos já estão carregados de flores. A reportagem rodou a cidade na manhã de ontem e encontrou diversos exemplares dessa espécie com flores. Eles enfeitam o Estádio Nhô Chico, no Centro; a região do Terminal de Ônibus da Estação; a avenida Major Nicácio e a Vila Industrial.

No Terminal da Estação que as árvores impressionavam mais a população. Muitos transeuntes observavam os ipês por algum tempo, e crianças apontavam o “tapete” de pétalas que se formava na rua. “Eles são maravilhosos. Cada árvore tem a sua personalidade. Quando coincide de todos os ipês daqui estarem floridos, é deslumbrante. Não há palavras que expressem a beleza e o encantamento dessas árvores”, disse a diretora de escola aposentada Maria Helena Alves, 70.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Serviços e Meio Ambiente, Márcio Rodrigues, disse que existe uma ordem para as flores dos ipês florescerem. “O que está florescendo agora é o roxo [de maio a agosto], e depois vem o amarelo [julho] e, por último, o branco [agosto a outubro]. Já o ipê rosa não é nativo, e sim exótico, e costuma florescer junto com os roxos”, afirma. Quem quiser apreciar os buquês gigantes de flores que os ipês formam deve aproveitar o momento pois eles ficam floridos por pouco tempo.