14 de dezembro de 2025

Portal GCN: da reprodução à interação com o mundo


| Tempo de leitura: 2 min
WEB | Irinéa Donizete é uma das responsáveis por atualizar e ‘bombar’ o Portal GCN diariamente

Evolução é uma palavra-chave para entender a história do Portal GCN. A cada ano que passa, o site preza por trazer não só uma informação cada vez mais rápida, clara e precisa, mas também inovações tecnológicas que tornem o acesso ao conteúdo mais eficiente. 

Mas, para chegar a tal nível de qualidade, o caminho foi longo. Em 1996, o GCN criou o site do Comércio da Franca, tornando-se um dos primeiros jornais do País a oferecer notícias por meio da internet. Na época, apenas outros 17 jornais no Brasil estavam presentes na rede mundial de computadores. Mas no começo, o site era uma mera reprodução das notícias publicadas na versão impressa do jornal.

Com o tempo, outros recursos foram sendo adicionados, como a possibilidade de conferir vídeos, áudios e blogs. Mas ainda faltava dar o próximo passo. Cerca de três anos atrás, o grupo montou uma equipe exclusiva para aprimorar a qualidade do site, organizando informações e ampliando o espaço para áudios e vídeos. Além disso, o endereço virtual passou a contar com conteúdo exclusivo, deixando de ser uma extensão do jornal. Nascia, assim, o Portal GCN.

Hoje, o portal conta com uma infinidade de recursos, como acesso a todas as notícias da versão impressa (com caixa de comentários), hotsite da revista Morar e nove blogs atualizados diariamente; link para ouvir a Rádio Difusora, também do GCN, ao vivo; reprodução de arquivos de áudio e vídeo; contato direto com o setor comercial, administrativo e redação; conexão com o Facebook, Orkut, Twitter, YouTube e Picasa; página de empregos, também atualizada diariamente, entre outros. E, em breve, o Portal deverá ganhar um novo layout.

“Diariamente, recebemos cerca de 150 comentários, o que mostra o feedback dos nossos leitores. O nosso conteúdo é hiperlocal, ou seja, focamos em assuntos de Franca e região, mas também tratamos de temas do mundo e curiosidades”, disse Irinéa Donizete, que integra a equipe de web.