Clique no link abaixo e acesse o Classificados Online do Comércio:
http://classificados.gcn.net.br
Uma das primeiras ferramentas utilizadas por quem quer comprar, vender, alugar, oferecer ou procurar, a seção de Classificados do Comércio da Franca se firmou ao longo dos anos como um excelente pulso da economia local, além de refletir parte da dinâmica do mercado. Para alimentá-la, diariamente uma equipe formada por 14 colaboradores do GCN Comunicação se dedica a capturar e formular os anúncios que recheiam algumas das páginas mais apreciadas pelos leitores.
A editora chefe do Comércio, Joelma Ospedal, classifica a seção como um balcão de negócios genuíno. “Além de ser um retrato do que ocorre em diferentes setores da economia da cidade, ele também é um agente que contribui para movimentar essa economia. Milhares de negócios são fechados a partir da publicação dos anúncios dos Classificados”, afirmou, citando as diferentes áreas que as páginas abrangem, tais como empregos, veículos, oportunidades de negócios, viagens e mercado imobiliário.
Este último segmento, aliás, é o de maior volume no caderno Classificados, segundo a gerente do setor, Gisele Vieira. “No domingo, por exemplo, cerca de 50% do total de anúncios é composto por ofertas de imóveis”, disse. Há mais de três décadas no mercado francano, a imobiliária e construtora Dr. Fábio Liporoni é anunciante antiga e frequente do caderno. “Sem dúvidas, o Comércio da Franca é um excelente ‘corretor’ e parceiro”, afirma Daniela Liporoni, diretora de marketing da empresa.
Outra seção citada como destaque pela gerente é a de empregos, que também é grande responsável pela movimentação do caderno e reflete o crescimento da oferta de trabalho no mercado. Complementando a afirmação da editora chefe de que a seção é uma dos grandes responsáveis pela movimentação da economia local e regional, Gisele afirma que se trata também de um guia para o empresariado e para o mercado mais informal. “É através dele que todas as imobiliárias da cidade disponibilizam suas ofertas de aluguel, compra e venda de imóveis residenciais, comerciais, rurais e de veraneio. Da mesma forma agem os corretores autônomos, os estacionamentos, os profissionais liberais que querem oferecer seus serviços, e o comércio em geral”, disse.
A credibilidade e eficácia da seção são traduzidas em números expressivos: são publicados entre 800 e 1.000 anúncios por dia de terça-feira a sábado e, aos domingos, o número salta para 3,5 mil publicações. Também corrobora para a boa atuação do caderno o fato de os anúncios dos Classificados se diferenciarem dos demais publicados no jornal por oferecer muitas opções de tamanhos e preços mais acessíveis para quem anuncia.
Anunciante habitual do caderno, a organizadora de excursões Cleuza Campos Souza, 53, afirma que o espaço garante retorno rápido e ônibus lotados. “Anuncio todas as excursões que organizo e dá muito resultado. As pessoas entram em contato logo que leem nos classificados. As próximas que vou fazer são para Trindade (GO), em setembro, e Aparecida (SP), em dezembro, e vou anunciar as duas novamente”, afirma.
Outra leitora e anunciante que “bota fé” nos cadernos de Classificados é a aposentada Elza Truilho, 54. Ela nutre amor especial pelos animais e, frequentemente, anuncia os bichos que encontra nas redondezas da Vila Aparecida e acredita estarem perdidos. Os últimos que anunciou - um cocker preto e um vira-lata branco - encontraram seus proprietários em um ou dois dias apenas. “Os donos ficam agradecidos demais. Quando é assim, coloco o anúncio por três dias, mas muitas vezes no dia seguinte já me ligam. É muito lido, é só publicar que todo mundo vê”, disse Elza.
PAUTANDO O JORNAL
Para tornar ainda mais atraentes a seção Classificados, desde 2008, o Comércio segmentou as páginas em três cadernos distintos aos domingos. Assim, os anúncios de empregos, imóveis e veículos têm como capa uma página inteira dedicada a reportagens relacionadas aos temas.
No caderno Empregos estão matérias que abordam a movimentação do setor, dicas para enfrentar o mercado de trabalho, processos seletivos públicos e orientações de profissionais de RH. O Veículos traz novidades do setor automobilístico, test-drives em carros recém-lançados, análises de produtos automotivos, entre outros assuntos do gênero. Já o caderno Imóveis abre espaço para informar ao leitor sobre novos lançamentos imobiliários na cidade e na região, além de informações sobre arquitetura, construção e decoração.
Mais que as matérias jornalísticas habituais nas capas dos cadernos de Classificados, por vezes, os próprios anúncios pautam a redação do GCN. Segundo a editora-chefe do Comércio, é relativamente comum que a seção seja usada como inspiração. “Principalmente com relação a anúncios inusitados publicados ali que resultam em reportagens interessantes. Além desses anúncios específicos, o volume que publicamos no caderno também rende pautas. Por exemplo, não é raro a reportagem ‘pescar’ que há muitas vagas de emprego abertas a partir da análise de que o volume publicado no Classificados cresceu. Assim como observamos se o número de publicações de protestos aumentou, o que pode render matéria”, disse Joelma.
Conheça as categorias do Classificados Online: