Acostumados com bananas, laranjas, maçãs, peras, morangos, uvas, mexericas , cerejas, nos surpreendemos com a crescente presença de outras frutas nos varejões e supermercados. Mas é bom nos acostumarmos, porque elas parecem ter chegado para ficar. Vamos aos nomes, já por si estranhos a nós, brasileiros.
Pitaia
A polpa pode ser branca, amarela ou vermelha. Sua consistência é cremosa. Em inglês é conhecida como “fruta do dragão”.
Fisális
Pequenina como uma cereja, é protegida por uma película que seca quando o fruto está maduro. Seu sabor é adocicado, com um leve azedinho.
Mangostão
Tem casca grossa, dura, pesada, em contraste com a parte de dentro, muito delicada. Seus gomos são branquinhos, dentro de cada um existe uma semente , seu sabor é bem suave.
Durião
Lembra uma pequena jaca. O gosto é docinho. Mas tem um detalhe: seu cheiro é péssimo. Tão ruim que em Cingapura, lugar de origem da fruta há leis proibindo as pessoas de as carregarem no metrô.
Rambotã
A casca é espinhosa, lembrando o ouriço. Por isso mesmo a palavra, na Malásia, de onde a fruta é oriunda, significa ‘cabelo’. Sua cor é averme-lhada. A polpa é branquinha e ácida.
Toranja
É parente da laranja. Mas seu gosto não é parecido; é bem amargo e azedo. Tem a mesma cor só de fora. Por dentro é vermelha. Dizem que faz bem à digestão.