Fabiana Granado Garcia Sampaio, 39, é a nova secretária municipal de Educação. Ela foi nomeada ontem à tarde para assumir o posto que vinha sendo ocupado interinamente pelo vice-prefeito Fernando Baldochi (PSDB) há duas semanas. A ex-titular da pasta, Leila Haddad Caleiro, pediu exoneração em abril por divergências com o prefeito Alexandre Ferreira (PSDB). A escolha reforça o perfil técnico adotado nos primeiro e segundo escalões do atual governo e valoriza a prata da casa. Servidora de carreira, Fabiana foi professora por 16 anos na Prefeitura e por 15 anos no Sesi. Antes de assumir a pasta, era coordenadora pedagógica da Escola Municipal “Etelvina de Fátima Viveiros”, localizada no Residencial Júlio D’Elia. Formada em história e pedagogia, ela possui especialização em psicopedagogia da aprendizagem e mestrado em serviço social. Atualmente, cursa doutorado na Unesp e leciona na Unifran.
Fabiana Sampaio se definiu como sonhadora e seguidora do método do educador e filósofo Paulo Freire. “Acredito que é possível transformar as pessoas pela Educação.” Seu desafio será melhorar o desempenho das escolas municipais de Franca no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Na prova aplicada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental em 2011, a cidade tirou nota 6,2. “Nosso índice é bom e está acima da meta estipulada, o nosso objetivo é melhorar a qualidade da Educação que já existe. Junto com toda a minha equipe, pretendo buscar alternativas para melhorar a nossa história de boa educação.”
Uma das propostas é transferir projetos de complemento da rede para o contraturno da escola. A mudança fará com que as crianças tenham mais tempo para aprender no horário de aulas. “Muitas vezes, a gente não consegue trabalhar de forma efetiva em cada projeto devido o tempo pedagógico insuficiente em sala de aula. Também pretendemos aumentar a capacitação dos professores. Sou uma sonhadora e vou buscar a melhoria da qualidade de ensino.”
O prefeito disse que vinha “vigiando” a nova secretária há algum tempo. Nas duas últimas semanas, o interino Fernando Baldochi esteve na escola em que Fabiana Sampaio trabalhava na zona Oeste. Após a confirmação das boas referências que haviam recebido, a escolha foi definida. “Temos cumprido aquilo que propusemos: colocar gente técnica, de boa capacidade de trabalho, de mente inovadora e que busca sempre resultados positivos. A Fabiana estudou muito, faz parte da rede e conhece bem o funcionamento da Secretaria.”
Na apresentação, Alexandre deu as boas-vindas à secretária e afirmou que trabalhar com o prefeito exige paciência por causa das exigências e cobranças. “Parece fácil, mas não é fácil lidar comigo. Você terá que se enquadrar.” O prefeito disse ainda que ninguém tem cadeira fixa no seu governo e que apenas Baldochi e ele estão garantidos - “se não roubarem ou não morrerem” - até a conclusão do mandato. “Em relação aos demais, é um dia após o outro.” Por duas vezes, elogiou a ex-secretária Leila Haddad com quem se desentendeu. “Ela fez um trabalho espetacular.”