Esqueça o “Bará bará bará, Berê berê berê” (do Cristiano Araújo); pare de fazer o “Parapapá” (do Sorriso Maroto e Michel Teló) e aposente, pelo menos enquanto lê este texto, o “Tchereretchê Tchê tchê” (do Gusttavo Lima). O hit que você vai conhecer agora está mudando a vida de dois jovens francanos. Para os irmãos Guilherme & Rafael, o jeito é ir para a toca e “fazer o uga, uga, sem parar”. E é com esse refrão simples, mas que gruda na mente, que a dupla alcançou em menos de um mês, mais de 73 mil visualizações no YouTube com a música Uga Uga.
Os irmãos Guilherme Henrique Soares, 15, e Rafael Henrique Soares, 19, estão na estrada há sete anos. Incentivados pela família e principalmente pelo pai, o químico Wilson Soares, 42, a dupla revela que a ideia do clipe surgiu do “paitrocinador”. Primeiro, eles lançaram a música no site oficial (www.guilhermeerafael.com.br). Depois, partiram para fazer o vídeo.
Com o roteiro feito pelo pai em mãos, Rafael chamou sua namorada e também a do baterista para atuarem como dançarinas. Os músicos da banda não escaparam das filmagens. Mas, ainda faltava um algo a mais. Foi aí que Wilson tratou logo de convidar um amigo da família, um sujeito carismático, para ser o protagonista: Tadeu Cassiano topou na hora não cobrou cachê. Ele encarnou o homem das cavernas em plena garagem da casa da dupla no Residencial São Tomaz.
“Todos os dias muitas coisas legais são criadas, mas não conseguem ter visibilidade. Quando conseguimos fazer um negócio e chamar a atenção, é sinal de que estamos no caminho”, disse Wilson.
Entre figurinos, filmagens e edição foram investidos cerca de R$ 3 mil. Valor este, que segundo Wilson, é pouco ao ver um sonho se realizando. Com brilho nos olhos, o pai não se cansa de falar do orgulho que sente. “Sempre tive gosto pela música. Comprei um violão, mas nunca aprendi a tocar. Repassei para os meninos. Mas, é preciso separar o papel de pai e empresário para não atrapalhar os negócios”, diz Wilson.
Mas, afinal de contas o que é “fazer o uga uga”? Rafael, que compôs a música em parceria com o pai e o irmão, explica que “vem fazer o uga uga significa vamos fazer festa, vamos seguir em frente, avante”.
A dupla faz questão de sinalizar que apesar da irreverência de Uga Uga, que segue o estilo do “humor sertanejo”, eles são fãs da música sertaneja raiz mas também não ignoram os sucessos da atualidade. “Guilherme e Rafael é de moda a modão. Falou que é de Tião Carreiro a João Carreiro, estamos agradando”, diz Guilherme. Eles já participaram de festivais de música em Barretos e Uberlândia. Semanalmente, cumprem agenda em shows em barzinhos da cidade e da região.
Uga Uga é a música de trabalho do segundo CD da dupla, que está em fase de produção. “Se não tiver mais acessos, já conseguimos parte do nosso objetivo, que é ser notado”, disse Wilson. Assista ao vídeo: