27 de dezembro de 2025

'Tanquinho': siga as orientações para ter uma barriga definida


| Tempo de leitura: 4 min
Matheus Rosa Lopes e Murilo Lemos exibem seus ‘tanquinhos’

Agora que a ressaca das festanças típicas do fim de ano já está passando é chegado o fatídico momento de cumprir suas promessas. Não queremos nem saber se era o álcool falando ou se você simplesmente prometeu porque acabou se contagiando pelo clima festivo da época. Promessa é divida e isso se paga com sacrifícios. A não ser que sua resolução tenha sido entupir suas veias com lanches e sorvetes enquanto assiste a novela e cuida de sua horda de gatos. Aí fica fácil mesmo.

Não importa se você não fez promessa nenhuma, o assunto que vamos tratar neste texto é de interesse da grande maioria da população mundial. Muitos querem ter uma, outros querem ficar com alguém que tenha. Já deu para notar qual é o denominador comum nesta equação?

O problema é que ter uma barriga dos sonhos, completamente definida, é preciso uma dose de sacrifício, sofrimento, dor e tempo. Ou não.

Pelo menos é o que os profissionais questionados pelo Se Liga relataram. Claro que é preciso ter muita dedicação, esforço e disciplina, mas este sonho é possível. Agora olhe para sua barriga de cerveja, dê aquele adeus, arregace as mangas e prepare-se para suar e, assim, conquistar um abdômen chapado e trincado. Nem precisamos comentar quais benefícios isso irá lhe trazer. Digamos que você dificilmente ficará na “seca”, se tiver uma barriga dessas.

A primeira coisa que você precisa entender é que a musculatura abdominal é um músculo e precisa ser tratado como tal. Aí chegamos ao erro mais comum de quem quer ter um “tanque”, mas não conhece o assunto. “Não adianta a pessoa fazer abominais o dia inteiro, todos os dias da semana. Essa carga até pode prejudicar a área”, afirma Aguinaldo Marcos da Silva, personal trainer da Academia Aerofitness. “Para atingir o objetivo desejado é preciso que o praticante, digamos assim, faça um treino voltado para isso e respeite os limites do corpo”.

Se chegar em casa e fazer abdominais não resolve, então o que é preciso fazer? “É preciso ter um abdômen forte conquistado através de exercícios. Isso precisar estar aliado a um percentual de gordura corporal baixo para ‘aparecer’ a musculatura”, explica o educador físico Ernane Zorzo. “Esses fatores são frutos de uma alimentação balanceada e muito exercício”. A boa notícia é que, seguindo estes passos, todo mundo pode “cultivar” uma dessas. Claro que com algumas ressalvas. “Vai depender da quantidade de gordura abdominal que a pessoa tiver. Quanto menor for o índice, menos tempo de treino ela precisará. Outro fator importante é a idade. Pessoas mais velhas tem a pele mais flácida devido à menor quantidade de colágeno. Por isso o abdômen não fica tão definido quanto nas pessoas mais jovens”, complementa Ernane.

DEIXANDO TUDO TRINCADO
Foco, força de vontade, disciplina, alimentação adequada e exercícios corretos. Basta cumprir esta lista de exigências que a barriga dos sonhos será sua. Infelizmente, os três primeiros itens depende inteiramente de você. Com relação aos outros dois quesitos nós podemos te dar uma mão. “Essa alimentação precisa ser rica em proteínas e complementada com alimentos que tenham baixo índice glicêmico, como maça, pera e produtos integrais”, diz Aguinaldo. O índice glicêmico é a quantidade e a velocidade que o açúcar é liberado no sangue. Além disso é importante consumir muita água e se alimentar regularmente, mas em quantidades moderadas e seguindo a dieta já citada.

A última etapa é aquela que você precisa suar para deixar sua barriga trincada. “O ideal é que a pessoa faça, três vezes por semana, exercícios aeróbicos e abdominais de muita intensidade. Correr e suar para queimar gordura e depois trabalhar nos músculos abdominais”, explica Aguinaldo. “Os exercícios que mais usamos para trabalhar o abdômen é o abdominal na polia alta, o abdominal na prancha e o abdominal na paralela. Cada um é feito em uma posição diferente e utiliza pesos”.

Para você compreender melhor como funciona cada um destes exercícios nós preparamos um tutorial com Matheus Rosa Lopes e Otávio Augusto Mantovani Silva. Veja, aprenda e não deixe para 2014 o que você pode conquistar agora. O personal trainer garante que se uma pessoa levemente acima do peso se dedicar de corpo e alma aos treinos e se cuidar fora dele os resultados começam a surgir em até 120 dias. Quer tentar?


Abdominal infra na paralela
Trabalha toda a parte inferior da musculatura abdominal. Para saber quantas séries você pode fazer, procure um profissional da área e faça uma avaliação.

Abdominal na prancha
Um exercício simples, porém muito efetivo, pois trabalha de forma intensa o reto do abdômen, além de afetar o oblíquo externo e o reto femoral.

Abdominal na polia alta
Este exercício geralmente é realizado com baixa carga pois ele trabalha músculos mais “sensíveis”. Aqui se trabalha o músculo reto abdominal e os oblíquos externos.