21 de dezembro de 2025

10 mandamentos de Steve Jobs para você ter sucesso profissional


| Tempo de leitura: 5 min

Por mais que saibamos a real importância de se concentrar no trabalho para conquistar uma carreira de sucesso, com o tempo a rotina acaba sufocando este desejo, o que culmina em um estado de estagnação mental e profissional. Se você ainda não chegou lá, com certeza conhece uma pessoa que está neste estado, basta saber detectar os sintomas. Mas como o tema deste texto não é esse, vamos dar apenas uma rápida pincelada. Anote os sintomas: falta de comprometimento, desânimo extremo, ânsia exagerada pelo fim de semana, reclama de tudo relacionado ao trabalho (mesmo quando está fora dele) e alguns outros.

Este estado “zumbi” é terrível para a carreira e também para a vida pessoal, já que muito estresse e nervosismo não fazem bem. Mas qual é o antídoto? Como recuperar toda aquela ambição e impulsionar sua carreira? Simples... inspire-se.

Grandes personagens da história não chegam a tal status por acaso, na maioria dos casos. Um dos maiores exemplos é o cofundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu no ano passado por conta de um câncer no pâncreas. E quando ele morreu, milhares de homenagens foram feitas ao redor do planeta, deixando muitas pessoas boquiabertas. Afinal de contas, o que exatamente ele fez para ser lembrado assim? Simplesmente revolucionou o mundo, tornando a tecnologia muito mais acessível para toda a população. Pode-se dizer que esta é uma carreira de sucesso, concorda? Então, sem mais enrolação, conheça 10 características de Jobs que podem lhe ajudar na hora de levar sua carreira mais a sério.

ABRACE AS INOVAÇÕES
Desde o começo, Jobs viu o potencial comercial do mouse e o adotou logo no seu primeiro computador. Isso foi uma verdadeira revolução para a Apple.
Sem gastar muito tempo e dinheiro, você pode ficar conectado em sites e jornais que lhe permitam saber as novidades que estão emergindo, mas é preciso saber detectar o que pode lhe ser útil.

NUNCA DESCARTE UM RETORNO
Em certo estágio, Steve levou um famoso “pé na bunda” e deixou a Apple por conta de seu comportamento e sua busca extrema pela perfeição. Mas a situação da empresa piorou, o que a obrigou a repatriar seu cofundador, resultando em alguns dos produtos mais cobiçados e bem sucedidos do mundo da tecnologia.
Caso você deixe sua atual empresa um dia, não queime as conexões xingando todo mundo. Tenha plena noção que, talvez um dia, eles precisem de você e vice-versa.

PRESTE ATENÇÃO NA ESTÉTICA
Uma verdadeira paixão pela aparência de todos os seus produtos. Jobs sempre foi um mestre na arte de criar produtos tão belos que parecem criar uma certa dose de conexão emocional entre o produto e seu comprador. Fãs da Apple dizem que até a caixa dos aparelhos são estonteantes.
Quando você vai apresentar algum projeto e ideia, tenha um cuidado parecido com a estética. Procure sempre uma maneira de deixar tudo mais apresentável, aumentando assim, as chances de as pessoas aceitarem o que lhes foi proposto.

EXPLORE, MAS COM FIDELIDADE
Durante toda sua carreira na Apple, Jobs se concentrou em produtos eletrônicos. Mesmo quando estava investindo pesado na Pixar, Steve não abandonou o setor de tecnologia e design de computadores. Se mantendo fiel no que ele sabia que fazia bem, Jobs transformou quase tudo que tocava em ouro.
Não tenha medo de se arriscar em outras áreas, mas mantenha-se fiel ao que você domina. Pois imprevistos acontecem e é sempre bom ter um porto seguro.

PROCURE PESSOAS QUE TE COMPLETEM
Jobs e Steve Wozniak, cofundador da Apple, criaram uma empresa multibilionária de algo que começou somente com os dois. Wozniak era o técnico nerd e introvertido. Steve era o homem de frente e o mais persuasivo dos dois. Juntos formaram uma simbiose perfeita.
Procure as pessoas certas e reconheça o poder da diferença em um relacionamento. Assim será possível extrair o melhor de cada uma das partes.

PROCURE UM MODELO
Encontre um modelo a ser seguido na pessoa que mais lhe inspira. Jobs fez isso com Edwin Land, cofundador da Polaroid. Existe alguém no seu campo de atuação que você respeite profundamente? Pegue a história de tal pessoa, estude e procure algumas semelhanças entre vocês que posam inspirar sua vida profissional .

FAÇA O QUE AMA
Procure uma ocupação que possa ser, ao mesmo tempo, divertido e rentável. É lógico que você vá se preocupar mais com o sucesso de alguma coisa que realmente lhe interesse e que lhe divirta. Como Jobs disse em um determinado discurso. “A única maneira de fazer um grande trabalho é fazer o que você ama”.

SEJA PROFISSIONAL
Jobs sempre se interessou em apresentações profissionais, tanto na vida quanto no trabalho.
Pense na maneira em que os outros te enxergam, em todos os aspectos da sua vida. Como quer que as pessoas lhe enxerguem? Não mude quem você é, mas pense em como se apresentar da melhor forma possível. A melhor maneira para fazer isso é conhecer você e sua “plateia” muito bem.

ATENÇÃO COM O MERCADO
Como vendedor, Steve Jobs era extraordinário. Além de ser capaz de criar produtos estonteantes, ele sabia como vendê-los. Ele sabia que para abalar o mercado, precisava de mensagens muito específicas. Jobs também sabia da importância do relacionamento pessoal com o público.
Não importa o que você queira vender, é importante saber se comunicar com seus “clientes” e como criar uma empatia com eles.

MANTENHA A LEVEZA
Como vários homens de negócios que alcançaram o sucesso, Jobs superou diversos problemas em sua carreira. Isso o fez refletir sobre o peso do sucesso comparado a leveza de ser um iniciante.
Você nunca irá querer que sua vida profissional se transforme em um fardo. O ideal é conseguir balancear o sucesso sem nunca perder a leveza, sempre dando valor as outras esferas da vida.

*Baseado na matéria ‘How to be The Next Steve Jobs’, da Forbs