Um grave acidente envolvendo dois caminhões, um deles transportando trabalhadores rurais, deixou um saldo de 10 pessoas feridas e uma morta. O choque aconteceu na entrada da cidade de Jeriquara. Os lavradores que se machucaram estavam na carroceria do caminhão e muitos foram lançados para fora do veículo após a colisão. Marines Ferreira Besera, 43 anos, caiu embaixo de uma das rodas e morreu na hora. Um outro lavrador, de 23 anos, também caiu embaixo do veículo e sofreu ferimentos graves. Um trator tipo “pá carregadeira” da prefeitura de Jeriquara foi usado para levantar o caminhão rural para que a vítimas fossem retiradas. O rapaz foi levado para Santa Casa de Pedregulho, onde passou por atendimento. Os demais feridos também foram medicados naquele hospital.
O acidente aconteceu nas primeiras horas da manhã de ontem, na rua Capitão Antônio Joaquim, via de entrada de Jeriquara. Eram 6h30, quando o motorista do caminhão baú, Delcélio Antônio Cunha, 44, morador em Franca, seguia viagem para Uberaba (MG) transportando componentes para calçados. Cunha disse que teve a frente cortada pelo caminhão que transportava os trabalhadores. “Ele entrou na frente e não teve como o meu caminhão parar. Apertei o breque, mas não deu tempo de fazer nada. Bati na carroceria e o joguei na calçada. Só vi aquele monte de gente caindo da carroceria”, disse Cunha.
O veículo de transporte improvisado é um caminhão Ford, ano 1963, dirigido pelo empreiteiro Euripedes Melo, 62, morador em Ituverava. Na carroceira do veículo estavam 15 pessoas, que seriam levadas para uma fazenda de café em Pedregulho. Os trabalhadores são de Ituverava e esta era a quarta viagem da semana. A carroceria de madeira estava coberta por uma lona.
Dez pessoas tiveram ferimentos considerados de natureza leve e não necessitaram de internação. Outra vítima que foi lançada para baixo do veículo e poderia ter perdido a vida é o lavrador Bruno Rafael Ambrósio, 23 anos. Para salvá-lo foi necessário um trator levantar o caminhão. “O rapaz apresentava ferimentos graves. A mulher, infelizmente, morreu na hora”, disse o soldado Fransergio Visconde França, da Polícia Militar de Jeriquara.
O motorista disse que o acidente ocorreu porque o sol teria atrapalhado sua visão. Euripedes Melo foi conduzido para a delegacia da cidade e autuado em flagrante por homicídio doloso, no dolo eventual -quando se assume o risco uma vez que o transporte de pessoas em carrocerias de caminhões é proibido por lei. “Uma equipe do Ministério do Trabalho acompanhou o caso. O transporte de rurais tem que ser feito em ônibus. Diante da irregularidade, o motorista foi autuado em flagrante e preso no CDP”, disse o delegado Márcio Murari, que responde interinamente pela delegacia de Jeriquara.