O texugo é um mamífero atarracado, de pernas curtas, carnívoro. Há oito espécies, divididas em três subfamílias. O texugo típico é corpulento e vive se escondendo.
O comportamento desses animais diferencia-se pela família, mas todos se abrigam no subterrâneo, em túneis chamados tocas. Alguns são solitários, mudando de casa em casa, enquanto outros são conhecidos por formarem clãs ou grupos. O tamanho de cada família é variável de 2 para 15. Os texugos são animais ferozes e protegem seu grupo a qualquer preço. Os texugos são capazes de repelir animais muito maiores que eles, como raposas, lobos, coiotes e ursos. Também podem correr até 25/30 km em curto período de tempo.
Ao fim de um tempo de gestação de sete semanas, é normal cada ninhada ser de uma a cinco crias (três, em regra) que ficam na toca até oito semanas. Nascem habitualmente entre janeiro e abril e, como acontece com quase todos os mamíferos, os cuidados parentais ficam por conta da fêmea, que cuida dos jovens até ao primeiro outono e, por vezes, até o primeiro inverno. Os machos atingem a maturidade sexual entre 1 e 2 anos de idade e as fêmeas entre 12 e 15 meses. O texugo pode viver até 14 anos no estado selvagem e até 16 anos em cativeiro.
Diferentemente de muitos carnívoros que atacam à traição a sua caça em campo raso, os texugos pegam a maior parte da sua comida cavando. Eles cavam na direção onde a presa se esconde. Podem cavar túneis complexos e profundos, onde se abrigam e nos quais escondem comida.
O texugo do mel consome mel, porcos-espinhos e até cobras venenosas . Ele sobe às àrvores para agarrar os favos de mel construídos pelas abelhas.
Já a dieta do texugo-euroasiático consiste em minhocas, insetos, e larvas. Eles também comem pequenos mamíferos, anfíbios, répteis e pássaros, assim como cereais, raízes e frutas.