23 de dezembro de 2025

S. Felicidade e os sete filhos


| Tempo de leitura: 1 min

Séc. II mártires -”Felicidade” era a divindade romana da fertilidade, da fecundidade. “Felicidade” está associado, portanto, à “alegria”, explosão de vida”, fartura”.

Felicidade e os seus sete filhos foram martirizados por volta de 162. Eram eles: Januário, Félix, Filipe, Silano, Alexandre, Vital e Marcial. S. Januário foi açoitado e moído com pranchas de chumbo; S. Félix e S. Filipe, açoitados até a morte; Silano, afogado no rio Tigre, Alexandre, Vital e Marcial e a mãe foram decapitados. S. Pedro Crisólogo disse a respeito de S. Felicidade:
“Olhai para esta mãe, que quem a vida dos filhos enchia de ansiedade, a quem a morte dos filhos devolveu a segurança. Feliz aquela cujos filhos serão na glória futura uma espécie de candelabro de sete braços. Feliz dela, porque o mundo não pode arrebatar-lhe nenhum daqueles que lhe pertenciam. No meio dos cadáveres mutilados e ensangüentados daquelas oferendas queridas, passava mais alegre do que antigamente ao lado dos seus berços, porque via com os olhos da fé uma palma em cada ferida, em cada suplício uma recompensa e sobre cada vítima uma coroa”.

Os Cincos Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave-Maria