19 de dezembro de 2025

Indústrias francanas de sapatos investem R$ 5,5 mi em feminino


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Responsáveis por cerca de 14% dos cerca de 34 milhões de pares de calçados produzidos em Franca, as linhas femininas estão ganhando espaço. Duas grandes empresas da cidade acabam de anunciar investimentos no desenvolvimento de sandálias e sapatos voltados para a mulher. Ao todo, serão R$ 5,5 milhões gastos com a montagem das linhas de produção e quase 150 vagas de trabalho abertos até o Carnaval de 2013. Estreante na Francal 2012, a Amazonas Sandals deve começar agora a produzir e a comercializar sandálias para as marcas Colcci e Mormaii. O alvo principal são as mulheres. A Francajel está lançando uma nova marca feminina, a Frattina, para substituir a TH, que já existia há sete anos. .

Fabricando sandálias com marca própria desde o segundo semestre do ano passado, a Amazonas quer elevar em 35% sua produção até fevereiro de 2013. “Hoje Franca é responsável por 35% da nossa produção, de 200 mil pares por mês, o equivalente a quase 70 mil pares mensais. Nossa meta é chegar ao Carnaval de 2013 com uma produção (em Franca) acima da casa dos 94 mil pares”, disse o gerente de marketing, Ariano Novaes.

Para conseguir aumentar a fabricação, a estimativa da empresa é abrir 70 novas vagas nos próximos meses. Atualmente todo o grupo Amazonas tem 1900 funcionários divididos em duas unidades. Além de Franca, há produção em João Pessoa, na Paraíba. Hoje a produção de sandálias representa 9% do faturamento do grupo. “Até fevereiro, a expectativa é que essa participação chegue a 12%.” Os investimentos para este aumento já começaram. “Ao todo, gastamos R$ 5 milhões com a criação da Amazonas Sandals, R$ 1,8 milhão só com a divulgação da marca, espaços em feiras e propaganda na mídia. Nosso planejamento ainda prevê novos aportes de capital, mas o valor ainda não está fechado”, diz Ariano.

Na Francal, a empresa também faz o lançamento da Amazonas Brands, que agrega as marcas licenciadas Colcci e Mormaii. Até setembro, outras marcas como Fórum e Tritton também serão incorporadas ao portfólio. “A Amazonas materializa todo o projeto para essas marcas e toda a produção ocorre internamente.”

Quem também aproveita a feira para lançar uma nova marca no mercado é a Francajel. Há sete anos, a empresa iniciou sua produção de calçados femininos com a marca TH. Agora, para aumentar as vendas das linhas femininas, investiu em novos modelos e resolveu criar um novo nome para substituir o antigo. “A ideia foi aproximar esses novos produtos com o berço do calçado feminino de qualidade, que é a Itália. Por isso escolhemos o nome Frattina”, explica o diretor Túlio Hajel. O nome é uma referência a uma região de comércio de luxo localizada em Roma.

A nova marca terá vendedores exclusivos, especialmente treinados, e deve ganhar mais espaço no parque fabril nos próximos meses. “Começamos a produzir com a nova marca há 40 dias. As linhas femininas já respondem por 40% da nossa produção. A expectativa é que se igualem ao masculino ou até mesmo a ultrapassem”, diz Hajel.

A Francajel faz 2,5 mil pares por dia e tem 300 funcionários. A estimativa é que outros 60 sejam contratados neste segundo semestre. “A feira está muito boa e nos ajudará nos próximos seis meses. Com isso, teremos que contratar mais mão de obra e investir em novos maquinários.” A previsão é gastar R$ 500 mil na aquisição de equipamentos.