Noite de terça-feira. Faltava pouco menos de uma hora para os portões do Anhembi fecharem e ainda havia muita gente no Espaço Moda Franca. Nas mesas, vendedores corriam para fechar os últimos pedidos do primeiro dia da 44ª Francal. E que dia. Segundo os organizadores, o estande coletivo que reúne pequenas e médias empresas da cidade, recebeu uma visitação maior do que a esperada. Foram em torno de 2,5 mil pessoas. Entre os visitantes ilustres, o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele não comprou, é verdade, mas atraiu os holofotes. Os expositores aprovaram o retorno.
Paulo Costa é diretor da Mazuque. Está expondo no estande coletivo há nove anos e avaliou como positivo o primeiro dia da feira. “Oresultado foi surpreendente, principalmente, o obtido com nossa linha feminina. Ficamos bastante satisfeitos. Conseguimos fechar alguns pedidos e abrimos novos clientes. Os negócios que fechamos são pequenos, mas consistentes”.
Paulo Gonzales, diretor-comercial da Art Mille, também comemorou o retorno. Para ele, os negócios ficaram acima do esperado. “Consegui fechar bons pedidos, inclusive, para exportação. Acredito que tenha iniciado negociação com 30 lojistas. Não esperava tantas visitas, principalmente, de exportadores”.
Reinaldo de Paula, diretor da Via Paula, disse que os objetivos da empresa foram alcançados. “O resultado ficou dentro do esperado. Estamos satisfeitos, sim, e não podemos reclamar. Os nossos produtos agradaram. Espero que amanhã (hoje) seja maior ainda”.
José Carlos Brigagão do Couto, presidente do SindiFranca e um dos organizadores do Espaço Moda Franca, avaliou que o resultado de ontem ficou acima do esperado. “Estávamos temerosos. Achamos que esta seria uma feira fraca. Mas fomos surpreendidos pela movimentação e pelo volume de vendas. Em todos os estandes que visitamos, os empresários estavam comemorando”.
Para avaliar o desempenho dos 22 expositores do estande coletivo, o SindiFranca organizou uma pesquisa que será realizada nos quatro dias da feira. Neste primeiro dia, cinco empresas foram ouvidas. Todas afirmaram ter fechado entre 15 e 30 pedidos só ontem e se disseram bastante otimistas quanto aos próximos dias.