19 de dezembro de 2025

Dois meses de produção é a meta


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Jaime Borges, diretor-proprietário da Stefanello, investiu R$ 35 mil no desenvolvimento das novas linhas que serão apresentadas na 44ª Francal

Garantir pedidos que correspondam a até dois meses de produção será a missão dos mais de 60 fabricantes de sapato de Franca que desembarcam no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, para a 44ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), que começa nesta terça-feira, 26.

Na luta para conquistar os lojistas e importadores, os empresários investiram entre R$ 30 mil e R$ 250 mil no desenvolvimento de novos produtos e devem apresentar nesta feira mais de 5 mil novos modelos voltados para a coleção Primavera/Verão.

A redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no final de abril e a alta da moeda americana animaram os empresários, que agora esperam um aumento tanto nas vendas para o mercado interno quanto nas exportações.

Com cerca de 800 empregados diretos e indiretos e uma produção que supera os 3 mil pares por dia, a Calvest deve levar para esta edição da feira 400 modelos, a mesma quantidade que no ano passado, quando as vendas da Francal superaram as expectativas. “Em 2011, nos quatro dias, superamos a marca dos 100 mil pares vendidos, o que representou um resultado fantástico. Se conseguirmos repetir esse número, já estaremos satisfeitos”, disse José Luis Granero, diretor da empresa.

Esta será a 13ª vez que a Calvest participará da Francal. “Para nós, a feira tem trazido excelentes resultados todos os anos. Acreditamos que agora não será diferente.”

Com 50% de sua produção de 1,3 mil pares por dia voltados ao mercado externo, a Anatomic Gel aposta na conquista dos importadores para aumentar as vendas durante a Francal. Neste ano, a fábrica deve levar para a feira mais de 90 novos modelos. “Estamos mais animados porque o dólar tem subido e agora está cotado na casa dos R$ 2. Com isso, ficamos mais competitivos para o mercado exterior. Estamos apostando muito nesta Francal”, disse José Rosa Jacometti, o Zuza, diretor-proprietário da empresa. Ele não falou em números.

A Stefanello, que produz cerca de 800 pares por dia, quer deixar São Paulo com pelo menos um mês de produção comercializado. Para isso, a fábrica criou 60 novos modelos, que deve apresentar junto com outros 60 clássicos da marca. “Investimos R$ 35 mil no desenvolvimento destas novas linhas, que terão o conforto como palavra chave”, disse o diretor-proprietário da empresa, Jaime Borges.

Uma das fábricas que mais festejou as vendas no ano passado, a Rafarillo Calçados espera mais que dobrar o número de pedidos fechados agora em 2012. “Acabamos de voltar da Feira de Gramado (RS), onde no ano passado vendemos 12 mil pares e neste ano 40 mil. Queremos repetir esse resultado na Francal”, disse Marcelo Adriano de Paulo, estilista.

Para esta edição, a Rafarillo investiu cerca de R$ 180 mil no desenvolvimento de 120 novos modelos. “Queremos surpreender nossos clientes com uma nova linha de tênis e muitas novidades nas linhas tradicionais”, disse Marcelo.