Semanas antes da comemoração da Páscoa, já vemos à venda nos supermercados, varejões e lojas os ovos de chocolate que as crianças adoram. Mas muitas vezes elas comem os ovos e nem sabem o que eles significam. Não deve ser assim. Tudo neste mundo tem um sentido, um significado. Os ovos de chocolate da Páscoa também.
Vamos explicar. Ovo sempre foi produto que serviu para presentear. Principalmente na primavera. Nos países de invernos rigorosos, a aproximação desta estação era momento de come-morar: a temperatura subia, o gelo derretia, os pássaros retomavam seu canto, as folhas cobriam de novo as árvores, logo viriam as flores. Enfim, depois de meses de tempo cinzento e muito frio, o sol brilhava e trazia de novo a vida para o palco da Terra. O ovo, símbolo de vida, era ofe-recido nas festas comunitárias de agradecimento pelo tempo que voltava a ficar bom.
O ovo era oferecido cozido, simplesmente. Ou cozido em água colorida por beterrabas e espinafres, ganhando cores. Quando as pessoas tinham habilidades, pintavam cenas ou motivos na casca do ovo cozido e o incrementavam. Isso, durante séculos antes de Jesus Cristo vir ao mundo. Foi depois da institui-ção do Cristianismo que os cristãos, começaram a usar o ovo nas suas celebrações religiosas, para lembrar a ressurreição de Cristo, contada pelo Novo Evangelho. Ressurreição é vida, como ovo é vida.
Por séculos o ovo cozido e pintado apareceu nas festas da Páscoa cristã. Muito depois da chegada dos europeus à América, e da descoberta de que os povos que habitavam a América Central consumiam uma bebida chamada Xocoatl, feita à base de um fruto denominado cacau, os europeus foram descobrindo formas de transformar o cacau em gostosuras que passaram a chamar de chocolate.
Mas o chocolate parecido ao que hoje consumimos, só chegou à população no começo do século XX. A partir daí, os confeiteiros franceses, que sempre estiveram entre os melhores do mundo, criaram guloseimas com a pasta de chocolate. Eles colocavam pasta de chocolate dentro de cascas de ovos esvaziadas de claras e gemas. As crianças descasca-vam os ovos e comiam o recheio. Daí para o ovo, tal e qual o conhecemos hoje, foi um pulo. O sucesso foi imediato. No Brasil o ovo de chocolate é produto que faz enorme sucesso junto às crianças. A cada ano são produzidos milhares de toneladas pelas indústrias.