É desagradável. Você chega para conversar com alguém e sente um mau cheiro que não o deixa prestar atenção no papo. Essa pessoa com quem você tenta manter um diálogo faz parte do grupo de 50 milhões de brasileiros que tiveram ou têm halitose - também conhecida como mau hálito ou bafo fedido. Para ajudar a combater essa doença e salvar milhares de almas do isolamento (porque ninguém merece ter que conviver com uma catinga dessas), a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) criou o Dia do Mau Hálito, ‘comemorado’ no último dia 22.
Mas não há muito que festejar. Segundo a entidade, uma em cada três pessoas teve ou terá esse problema, que é muito comum. Anderson Paim Rosa, cirurgião dentista, explica que são várias as causas que provocam o mau hálito. A mais comum é a saburra (placas bacterianas retidas na língua), formada por restos de alimentos e células mortas que entram em decomposição (eca!). Essas placas também podem aparecer nas amígdalas, quando sua superfície é irregular. Outras causas, como jejum prolongado, alimentos com cheiro forte (como cebola e alho), baixa produção de saliva e doenças na gengiva também contribuem para o mau cheiro.
Além dos problemas na boca, na língua e nos dentes, doenças estomacais também podem causar halitose. Anderson afirma, no entanto, que eles representam menos de 5% nas estatísticas de origem da doença. Para esses tipos de caso, o indicado é procurar um especialista ou um clínico geral.
Tudo bem que ninguém nunca ouviu falar que mau hálito matasse, mas com certeza arrasa o convívio social de qualquer pessoa. Então o que fazer quando a boca de um de seus melhores amigos começar a atrapalha-lo? “É uma coisa muito chata e muito difícil mesmo. Você tem que ter muita liberdade com a pessoa para falar isso e mesmo assim estará causando um constrangimento”, disse Anderson, que defende a sinceridade, por mais que ela doa. “A maneira mais eficiente é você chegar com muito jeito e tentar falar para a pessoa. Sozinha, ela não percebe o mau cheiro facilmente.”
Mas para quem quiser dar uma ajudinha a um amigo ou à pessoa que ama sem se expor, aqui vai uma dica: o SOS Mau Hálito. É só entrar no site da associação na internet (http:// www.abha.org.br/halitose) e cadastrar o nome e o e-mail da pessoa que precisa ser avisada. Ela irá receber uma mensagem anônima e você estará livre do constrangimento!