18 de dezembro de 2025

Atenção! Bom humor é afrodisíaco e pode ser a sua arma de sedução


| Tempo de leitura: 3 min
Tiago Cardoso, 28, pós-graduado em Marketing e Vendas, diz que perdeu a conta de quantas mulheres conquistou com seu “papo hilário”

Fazer uma mulher rir pode ser o convite de entrada para uma conquista. Pesquisas e evidências mostram que o humor é uma ferramenta eficiente na paquera. Pois é, a leveza e o bom humor são afrodisíacos, sempre. Por isso, homens, saibam usar a personalidade alegre para deixar o convívio mais interessante. Só não vale humor programado.

Não precisa pensar ou pesquisar muito para saber que sair com um homem “leve”, que consegue achar graça enquanto troca um pneu furado na chuva ou não se zanga quando a comida não veio boa à mesa e ainda faz piada disso, é mais agradável.

Mais que apenas agradáveis, na Grã Bretanha, uma pesquisa mostrou que as mulheres consideram os homens que as fazem rir como também os mais inteligentes - característica intelectual sempre valorizada pelo público feminino. “Acho homem inteligente chique e charmoso. Beleza importa, mas quem sabe pensar é melhor”, opina a estudante do ensino médio Juliana Paula Oliveira, 18.

Prova disso é que basta dar uma olhada rápida em sites de relacionamentos ou anúncios de pessoas que procuram um parceiro para ver que muitas mulheres procuram um homem que tenha senso de humor.

A psicóloga clínica de adolescentes e adultos, Renata Salomão, 49, disse que essa característica transcende à conquista de mulheres. “Ajuda não só para uma conquista, mas para a vida em geral. Isso acontece quando a pessoa diz realmente o que pensa sobre as situações envolvidas com leveza, quando a pessoa não se leva demasiadamente a sério e encara a vida de uma maneira lúdica. Essa pessoa consegue enxergar várias possibilidades que podem ser experimentadas e isso atrai outras pessoas”.

Com o famoso lema “solteiro sim, sozinho nunca”, o francano Tiago Cardoso, 28, pós-graduado em Marketing e Vendas, parece saber disso. Ele conta que já conquistou muitas mulheres assim. “O exterior de uma pessoa atrai no primeiro momento, mas o humor é uma característica forte de conquista”. E não foram poucas as que caíram em seu “papo hilário”. “Quantas? Ah, não sei dizer (risos)”.

Ele confirma que a naturalidade é o segredo para tudo dar certo e que não há receitas prontas - ou melhor, piadas prontas. “O humor não pode ser forçado, geralmente falo minhas ‘bobagens’ e só depois me dou conta que todo mundo achou engraçado, isso está dentro da gente”.

Mas não são muitos os homens que conseguem usar o bom humor com destreza na hora da conquista e o risco de parecer bobo é grande. Não é qualquer piada que funciona. Segundo Renata Salomão, o chamado bom humor programado pode ser desastroso. “Quem faz isso são aquelas pessoas que levam a própria atuação a sério. É quase um bom humor profissional aplicado na vida pessoal. Ao invés de ser leve, é pesado e, acima de tudo, desagradável para quem está perto”. 

A receita também vale para mulheres
Não apenas as mulheres, mas também os homens gostam de se relacionar com meninas engraçadas. Para os homens alemães, por exemplo, ter uma parceira com bom humor é mais importante que ter bom sexo, de acordo com uma pesquisa do instituto Emnid para a publicação feminina Brigitte.

Dos alemães entrevistados, mais da metade - 55% - responderam que consideram mais importante ter uma companheira com senso de humor do que alcançar a plena satisfação na cama.

O francano Tiago Cardoso, 28, pós-graduado em Marketing e Vendas, concorda e é enfático. “Considero fundamental”, afirmou. Afinal, quem ri se sente relaxado e calmo e, quem faz rir fica confiante e mais disposto a enfrentar riscos - como tentar “aquela” investida.