Torresminho, frango a passarinho, quibe, fritas, azeitona, queijos e, claro, muita cerveja. Difícil o homem que não se sinta seduzido por este cardápio. Ao mesmo tempo, difícil o que não se importe com o resultado de costumes tão “calóricos”. O problema é que, quando a barriga já não se comporta como deveria dentro das calças, fechar a boca e se jogar na academia pode ser pouco. É aí que os tratamentos estéticos ganham peso.
A falta de tempo, muito trabalho e a cervejinha não permitiram por algum tempo que o administrador de empresas Adalberto de Andrade Bonamin, 28, mantivesse o abdome dos sonhos. Há três meses, ele decidiu tomar providências. Come de forma mais equilibrada, frequenta a academia e, para turbinar o processo para alcançar a “barriga tanquinho”, recorre a um aparelho chamado “rolo quebra-gordura”, um tratamento estético que promete o que o nome diz: “quebrar gorduras” - fazer lipólise.
Ele está entre os homens que provam que ficou no passado a época em que vaidade era algo restrito ao universo feminino. “Minha motivação foi manter a estética corporal. Estava sem praticar nenhum esporte e decidi investir para manter a forma e até por questão de saúde”.
Bonamin conta que em 30 dias conseguiu perceber alguma diferença. “(O abdome) está ficando do jeito que eu quero. Acredito quem dentro de três ou quatro meses chegue lá”, afirmou, dizendo que consegue controlar a alimentação, mas tem dificuldade em evitar a cerveja.
Pensando, inclusive, nesse público masculino, empresas do segmento estético buscam, criam e recriam soluções diversas para melhorar a aparência. O rolo quebra-gordura, utilizado pelo administrador, é um dos tratamentos oferecidos pela Fisioclin, em Franca. “Não é um aparelho novo, mas dá muito resultado. Aqui, os homens terminam de malhar e vão fazer o rolo quebra-gordura”, explica a fisioterapeuta da clínica, Tâmara Nogueira Santos Vasconcelos, creditando o aumento da procura dos homens por tratamentos estéticos como alternativa para não ter de evitar prazeres como o de beber um chope.
Ela cita também outros tratamentos. “Tem uma infinidade de coisas, incluindo massagens e aparelhos. Há até um ‘pacote redutor de medidas’, que serve para tonificar e para reduzir a flacidez (leia mais nesta página). Mas gosto de frisar, logo na avaliação, que o principal é o controle alimentar associado à atividade física. Depois vêm os tratamentos estéticos”.
A Emagrecentro de Franca também oferece algumas opções e vê sua carteira de clientes homens crescer. “Tem muitos homens nos procurando. Deu uma boa aumentada”, afirmou a gerente comercial da clínica, Gabriela Spoker. Ela destaca o pacote Speed como principal “arma” utilizada pelos homens na clínica para chegar ao visual desejado. Trata-se de um combinado com duração de cinco semanas que inclui consultas médicas, orientação dietética com nutricionista on-line, acupuntura e aromaterapia (leia mais nesta página).
SAÚDE
Mais que estética, eliminar a concentração de gordura na barriga é questão de saúde. O diâmetro abdominal é frequentemente associado a doenças, como as cardiovasculares. Além disso, um estudo da Sociedade Americana de Câncer afirma que mulheres com cintura acima de 110 centímetros e homens com mais de 120 centímetros apresentam risco de morte duas vezes maior do que as que não têm esse excesso.
Clique na imagem para ampliar: