CATÓLICA
S. Bernardo
“Bernardo” quer dizer “o que é forte como um urso”
Natural de Borgonha, Bernardo de Claraval foi uma personalidade religiosa marcante da época. Além de abade e administrador, destacou-se como místico, pregador, político, polemista, escritor, fundador de mosteiros, conselheiro de papas, reis e bispos. Devoto de Maria, deixou-nos uma das mais belas orações a ela dedicada:
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência ou reclamado vosso socorro tenha sido por vós desamparado. Animado com a mesma confiança, a vós, ó Virgem, entre todas singular, recorro como à mãe e de vós me valho sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Oração
Da comunhão com Deus
Deus, nosso Pai, sabeis como somos feitos e de que somos formados. Conheceis nossas fragilidades e sabeis que nossa vida é como um sopro. Como a flor que desabrocha e logo fenece, assim são nossos dias. Mas na vossa sabedoria, cuidais de nós com carinho; e vosso amor por nós dura sempre. Vossa ternura por nós ultrapassa a brevidade de nossos dias. Abraão caminhou durante três dias, mas três dias que eram a duração de toda sua vida. Caminhou calado e triste, mas confiante em Deus. Caminhou levando o filho único para ser oferecido em sacrifício a Deus na montanha de Moriá. E seu filho era o passado, o presente e o seu futuro. Era toda a sua vida. No momento extremo, Abraão teve fé e confiou em vós e, por sua fé e confiança, no filho foi salva sua própria vida. Não nos aflijam, pois, os “três dias” de nossa existência, pois vós, Deus Eterno, haveis de multiplicar nossos dias para além dos tempos. (cf. Gn 22, 1ss). Enquanto caminhamos, cuidai de nós! Não sejamos enganados pelos ídolos que escravizam e esvaziam. Não nos domine o individualismo. A mediocridade não nos prenda. A indiferença, o egoísmo, a falta de solidariedade não nos afastem da comunhão convosco e com nossos irmãos.
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
ESPÍRITA
CÃES E COISAS SANTAS
‘Não deis aos cães as coisas santas.’ - Jesus. (MATEUS, 7:6.)
Certo, o cristão sincero nunca se lembrará de transformar um cão em partícipe do
serviço evangélico, mas, de nenhum modo, se reportava Jesus à feição literal da sentença.
O Mestre, em lançando o apelo, buscava preservar amigos e companheiros do futuro contra os perigos da imprevidência.
O Evangelho não é somente um escrínio celestial de sublimes palavras. É também o tesouro de dádivas da Vida Eterna.
Se é reprovável o desperdício de recursos materiais, que não dizer da irresponsabilidade na aplicação das riquezas sagradas?
O aprendiz inquieto na comunicação de dons da fé às criaturas de projeção social, pode ser generoso, mas não deixa de ser imprudente. Porque um homem esteja bem trajado ou possua larga expressão de dinheiro, porque se mostre revestido de autoridade temporária ou se destaque nas posições representativas da luta terrestre, isto não demonstra a habilitação dele para o banquete do Cristo.
Recomendou o Senhor seja o Evangelho pregado a todas as criaturas; entretanto, com semelhante advertência não espera que os seguidores se convertam em demagogos contumazes, e, sim, em mananciais ativos do bem a todos os seres, através de ações e ensinamentos, cada qual na posição que lhe é devida.
Ninguém se confie à aflição para impor os princípios evangélicos, nesse ou naquele setor da experiência que lhe diga respeito. Muitas vezes, o que parece amor não passa de simples capricho, e, em conseqüência dessa leviandade, é que encontramos verdadeiras maltas de cães avançando em coisas santas.
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
ALIMENTO DIÁRIO
Leitura da Bíblia
“Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor “ (Rm 1:3-4)
O filho do homem e o filho de Deus
Romanos nos mostra os dois aspectos do evangelho: um é o da graça e o outro é o do reino. Romanos 1:1 diz: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Esse evangelho foi prometido outrora por Deus, por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito ao Seu Filho (vs. 2-3). Então, o evangelho é o Seu Filho, que tem dois aspectos: segundo a carne, veio da descendência de Davi; segundo o Espírito de santidade, foi designado Filho de Deus em poder, pela ressurreição dos mortos. Esse é o evangelho que pregamos. O Senhor Jesus veio como o Verbo que se tornou carne para nos salvar, e foi crucificado na carne como o descendente de Davi. Os filhos têm participação de carne e sangue, por isso ele próprio também participou de carne e sangue (Hb 2:14) para a nossa redenção. Basta crer em tudo o que Ele fez e o ganhamos. Esse é o evangelho da graça.
Também, Jesus foi designado Filho de Deus como poder; esse é o evangelho da vida, o evangelho do reino. O evangelho da graça nos mostra que Ele se tornou carne por nossa causa. Que grande graça é essa! Deus deu o Seu Filho gratuitamente a nós! E, segundo o Espírito, Ele, pela ressurreição, foi designado Filho de Deus com poder, dando-nos Sua vida, que em nós quer crescer até amadurecer. O evangelho do reino é para que entremos no reino.
Agora temos clareza de que Paulo escreveu Romanos mostrando o evangelho da graça, para sermos regenerados, e o evangelho do reino, para crescermos em vida. A semente de vida foi semeada em nós e, na vida da igreja, encontra condições para crescer até atingir a maturidade. A igreja é hoje a realidade do reino, nela a nossa vida cresce a cada dia preparando-nos para a manifestação do reino na era vindoura.
Paulo teve o encargo de escrever a Epístola aos Romanos falando do evangelho da graça e do evangelho da vida, que é o evangelho do reino, para crescimento em vida e posterior entrada no reino. Por isso, devemos andar no Espírito; um andar stoichéo, isto é, um andar com meta, para atingir o reino. Hoje devemos ter o viver do povo do reino; devemos viver Cristo. Andamos no Espírito, com meta definida: crescer em vida, amadurecer e entrar na manifestação do reino, a fim de desfrutar todas as riquezas do reino, as quais Deus tem para nós.
O livro de Atos continua a ser escrito. Se não crescermos em vida, não há o que ser escrito. Por que temos o encargo de pregar o evangelho sem medo de perseguição e sofrimento? Porque temos a vida divina em nós, a vida eterna, incriada e de ressurreição. Temos encargo de que essa vida se expanda para alcançar outros. Atos ainda está sendo escrito por meio de pessoas que têm a vida divina e crescem dia a dia. Enquanto crescemos, esse livro é escrito. Aleluia! Todos participamos da continuação de Atos.
Ponto-chave: O evangelho do reino é para que entremos no reino.
Igreja em Franca Avenida José da Silva, 3651
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
“Inteiramente honesto”
Se esperamos viver felizes por muito tempo neste mundo, precisamos ser inteiramente honestos com alguém. (Alcoólicos Anônimos, p. 94)
Como todas as virtudes, a honestidade é para ser compartilhada. Ela começou após eu compartilhar “... (minha) história de vida com alguém...” a fim de encontrar o meu lugar na Irmandade. Mais tarde compartilhei minha vida a fim de ajudar o ingressante a achar o seu lugar conosco.
Este “compartilhar” me ajuda a aprender a ser honesto em todos os meus assuntos e a saber que o plano de Deus, para mim, torna-se realidade através da disposição de abrir-me honestamente.
Reflexões Diárias, p.133
SEICHO-NO-IE
O idealismo torna o homem saudável
Se a pessoa trabalha por dinheiro, por mais que ganhe bem, não está fazendo nada mais que prostituir a sua própria Vida; portanto, não nem um pouco mais pobre do que uma meretriz. Somente aquele que trabalha pela Vida, por um ideal, é realmente nobre. O idealismo é como uma hélice que se destina a propelir a Vida. Quando a pessoa perde o idealismo, sua Vida deixa de trabalhar satisfatoriamente; então a pessoa perde a vontade de trabalhar e se torna preguiçosa. Aquele que trabalha movido por nobre idealismo não conhece a fadiga. Com o evidenciar do resultado desse trabalho, aumenta o interesse, bem como o entusiasmo; e assim, quanto mais trabalha, mais ânimo o indivíduo adquire, tornando-se saudável e feliz. Aquele que conheceu o ensinamento da Seicho-no-Ie deve conscientizar que a sua missão é divulgá-lo e colaborar nesse sentido. Assim, a sua saúde melhorará.
Reflexões Diárias, Pág.13.
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
NEUSA DE ANDRADE
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 21 de agosto de 2010 (sábado), às 19 ho-ras, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio Paulista. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
CONVITE DE MISSA DE 7° DIA
A família de
ASSAID BITTAR (JORGINHO)
convida para a missa em sua memória, HOJE, 20/08/2010, às 19 horas, na Igreja Capelinha. Pelo comparecimento, agradece.
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
GUIOMAR GARCIA DE SOUZA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 19/08/2010. O sepultamento se dará às 16 horas, HOJE, no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no Jd. Aeroporto I.
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
RENATO REIS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 19/08/2010. O sepultamento se dará às 13 horas de hoje (20/08/2010), no Cemitério da Saudade. O velório acontece no Velório Novo Mundo em Ribeirão Preto.
SIMPATIA PARA EMAGRECER (CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade, e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte.
(M.C.M.F.)
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34 e 70, 3 vezes por dia. 3 dias consecutivos e publique no 4° dia. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
(M.L.P.)