13 de dezembro de 2025

Gru, entre o Bem e o Mal


| Tempo de leitura: 3 min

Tem filme legal passando no Cine Franca 2. O título é Meu Malvado Favorito. O malvado do título chama-se Gru. Ele mora numa casa esquisita e na companhia de milhares de pequenas e estranhíssimas criaturas que respondem pelo nome de Minions. Todos são guardados por um cão muito aterrorizante, que não deixa estranhos se aproximarem.


Quando criança, Gru queria voar. Seu desejo era chegar à Lua. Mas foi contrariado por sua mãe, que não via muito futuro no sonho de Gru e o obrigou a seguir outra carreira. Ele ficou muito aborrecido e se tornou um adulto mal-humorado, frustrado, que passou a se distrair pensando só em maldades.


Os Minions trabalham para executar as maldades de Gru. Eles são bem esquisitinhos, têm a pele amarela e olhos bem redondos. Falam uma língua que às vezes só eles mesmos entendem. Apesar de estranhos, não deixam de ser engraçados. Trabalham num laboratório ultrasecreto e são muito leais ao seu patrão, Gru.


A turma do Mal está formada por Gru, pelos Minions, pelo cão feroz e... por Vector, inimigo de Gru. Vector e Gru disputam entre si o título de pior Malvado. Gru, que já tinha feito muitas maldades, descobre que Vector o superou, roubando uma das pirâmides do Egito.


 Como não quer ficar em segundo lugar no ranking das maldades, Gru planeja fazer algo ainda mais aterrador. Planeja roubar a Lua! É aquele velho sonho de criança que volta... Ele ordena aos Minions que inventem uma máquina encolhedora. Seu plano é ir à Lua, encolhê-la e voltar à Terra com ela.


O plano é colocado em prática. Mas então... Gru fica conhecendo três lindas meninas, três irmãs que moram no orfanato de Dona Hattie. São elas: Margô, Agnes, Edith. Margô é a mais velha; Edith é a do meio; Agnes é a caçula. Elas são muito ligadas e onde está uma, estão as outras duas.


Dona Hattie não é muito legal com as meninas. Ela as obriga a vender biscoitos de porta em porta. Quando elas não conseguem vender tudo, ficam de castigo. Ao saber disso, Gru se mostra penalizado e resolve adotar as meninas.


Margô fica com um pé atrás em relação a Gru. Ela acha que ele não leva jeito de pai. Edith desde o começo adora a casa de Gru, que tem lugares curiosos e cheios de surpresas para ela. Agnes permanece no meio termo, nem se aproxima nem se afasta demais, o que ela quer mesmo é ter um bicho de estimação.


Morando na mesma casa, as meninas mostram a Gru um outro jeito de existir, com solidariedade e amor. Ele fica enternecido por elas, desejoso de poder ajudá-las. Como percebe que elas são criaturas do Bem, teme que elas descubram que ele é do Mal. Ao mesmo tempo quer reafirmar-se como vilão para ficar mais famoso que Vector.


É da luta entre o desejo de ser bom e ajudar as três meninas, e ser mau e vencer Vector, que vai vivendo e sofrendo Gru. Enquanto assistimos ao filme vamos pensando se as três irmãs conseguirão tirar Gru do caminho da maldade.


Como você pode perceber, Gru tem lado bom e lado mal, como todo mundo. Todos nós temos os dois lados morando dentro da gente. Nem sempre é só o Bem que domina nossas ações. Nem sempre é só o Mal. Há uma mistura de sentimentos dentro de nós: amor e raiva, admiração e inveja, medo e coragem, alegria e tristeza... os sentimentos são muitos.


Gru é um malvado que de repente é tocado por um bom sentimento. Ele quer proteger as meninas órfãs e deseja ser um pai para elas. Para saber se ele consegue isso, só assistindo ao filme.

 

Serviço
Título: Meu Malvado Favorito
Onde: Cine Franca 2
Horários: Sexta, Segunda a Quinta: 15h30, 17h30, 19h30, 21h30
Sábados, Domingos, feriados: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30