No ano em que completa 95 anos, o Comércio da Franca dá mais um passo rumo ao futuro e começa a escrever uma nova história. Com a mesma ousadia, espírito combativo e coragem de inovar que marcaram sua existência em mais de nove décadas, o jornal dá um salto para ultrapassar as fronteiras do formato impresso e entrar de vez no mundo digital. Mais do que um aniversário, esse ano de 2010 marcará o nascimento de um novo produto de conteúdo jornalístico: o Portal GCN (www.gcn.net.br). Uma revolução regional no jeito de se comunicar.
Desde que circulou pela primeira vez em 30 de junho de 1915, o Comércio destacou-se pela atitude de vanguarda, por estar sempre à frente. Por se avesso à acomodação. O espírito empreendedor se solidificou em 2005, com a aquisição da Rádio Difusora AM 1030 kHz pela família Corrêa Neves. Emissora e jornal se uniram em um mesmo espaço dois anos depois, dando origem ao elogiado e copiado modelo de integração de redações. Foi também quando nasceu o GCN Comunicação (Grupo Corrêa Neves de Comunicação).
Muito antes, em 1996, quando a internet era uma ferramenta ainda com pouca popularidade, o Comércio foi um dos precursores a disponibilizar notícia online. Apenas outros 17 jornais do País tinham site na rede mundial de computadores. Ao longo dos anos, o conteúdo foi ampliado e ganhou novos formatos para facilitar a navegação e trazer informações dinâmicas. Internautas passaram a ter acesso a vídeos, áudios e a blogs. São mais de oito mil visitas dia, o que resulta em cerca de 250 mil por mês. Juntando site, blogs e redes sociais o número de visitantes mensais é superior a 300 mil.
Há dois anos, uma equipe exclusiva foi montada para melhorar a qualidade do produto oferecido a este público ávido por informações em tempo real. A ideia central foi reunir e organizar as informações que eram oferecidas de maneira esparsa. Além, é claro, de ampliar o espaço reservado a vídeos e áudios. “A grande diferença do novo portal que estreia em poucos dias é o conteúdo. Ele não será apenas uma extensão do jornal. O portal agrega outros valores. É uma outra plataforma para a gente se comunicar”, resume Corrêa Neves Júnior, diretor-executivo do GCN Comunicação. Somando-se planejamento, desenvolvimento e adaptações tecnológicas, o portal GCN recebeu um investimento superior a R$ 250 mil. A campanha de lançamento não entrou na conta.
O portal GCN nasce com números expressivos e compatíveis com sua importância. Entre os mais de oito mil acessos diários, há visitantes de 54 países, como EUA, Reino Unido, Itália, Japão, Alemanha, Chile, Franca, Argentina, Canadá e África do Sul, onde dois repórteres do grupo, Rodolfo Tiengo e Marcos Limonti, fazem uma cobertura inédita da Copa do Mundo. Boletins e imagens do mundial são divulgados em tempo real na página eletrônica.
O compromisso do portal GCN é levar aos quatro cantos do mundo informação atual e relevante onde quer que ela esteja. A qualidade do jornal impresso será mantida. Com o portal, o GCN Comunicação pretende acompanhar a evolução e migrar para a era da informação em tempo real. “Num mundo onde você pode ter informação instantânea, não terá mais muito sentido você esperar 24 horas para recebê-la embalada em sua casa”, afirma Corrêa Neves Júnior.
A nova plataforma de informações do GCN vai contemplar uma antiga reivindicação dos leitores e disponibilizará no portal eletrônico o Caderno de Classificados. Outra inovação será a possibilidade de folhear as páginas digitais. Com o mouse, será possível virar as páginas, ampliar, imprimir, enviar e buscar matérias. Um arquivo com os 40 primeiros anos do Comércio também estará à disposição dos internautas.
Com o lançamento do novo portal, os leitores vão precisar renovar o cadastro e terão acesso gratuito a todo o conteúdo até o final deste ano. A partir de 2011, o internauta terá de aderir a alguma das opções de assinaturas que serão oferecidas para ter acesso ao volume de notícias produzidas pelo grupo. Somente as manchetes, determinadas notícias blogs e a programação da rádio Difusora terão acesso gratuito. O Portal GCN entra no ar em poucos dias como mais um passo rumo às constantes inovações nas formas de se comunicar. Não é um produto final. Certamente, ele se transformará e receberá novos conteúdos. “Estamos dando apenas o start. São infinitas as possibilidades e estamos, aqui, prontos para o desafio”, disse Corrêa Neves Júnior.
E esse desafio é apenas um dos muitos que serão encarados pelo GCN Comunicação ainda nesse 2010. Mantendo o histórico de empreendedorismo, o grupo fechou com a GTEC Videocomunicação uma parceria para oferecer conteúdo exclusivo na TV BEM.