As lesmas são molúsculos. Ou seja, são bichos que não têm vértebras e se arrastam lentamente sobre o abdômen, a barriga. Elas respiram pela pele.Tem gente que confunde lesma com caracol. São bichos diferentes. O caracol tem concha; a lesma não tem.
O corpo da lesma é formado por três partes: manto, pés e cabeça. Na cabeça existe um par de tentáculos sensoriais, que as crianças chamam de chifres. Eles são retráteis, ou seja, têm condição de se movimentar para frente e para trás.
As lesmas são hermafroditas, isto é, seu corpo é masculino e feminino. Durante seu desenvolvimento a massa de que são formadas sofre uma torção de 180 graus, o que é uma característica dos animais desta espécie. É desta forma que a lesma adota aquele jeito espiralado .
As lesmas são um problema sério em várias culturas. Elas destróem hortas e jardins. Alimentam-se de raízes, folhas e frutos, em geral no período noturno. Quando a lesma passa por uma superfície, deixa um rastro de muco que ao secar parece um risco de giz.
A lesma é muito sensível à desidratação. Se ficar algum tempo exposta aos raios do sol, ela perde o líquido de seu corpo e morre. Também o sal tem efeito mortal quando atirado sobre o corpo dela.
Quando uma pessoa é muito lenta no andar, falar e agir costumamos dizer: “ Parece uma lesma!”