O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada no Senado. A escolha representa a primeira vitória do governo Lula na disputa pelo comando do colegiado.
Leia mais: Instalada hoje, CPI do crime organizado tem disputa por comando
A CPI, proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), terá 120 dias para investigar o avanço de facções criminosas e milícias no país. O resultado da votação foi apertado: Contarato venceu por 6 a 5 o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que ficou com a vice-presidência. Vieira assumiu a relatoria.
A criação da CPI ocorreu uma semana após a megaoperação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. Segundo Vieira, o objetivo da comissão é enfrentar o crescimento do crime organizado e cobrar responsabilidade dos governos estaduais e federal, evitando o uso político do tema.
As informações são do Metrópoles e da Agência Senado.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
ADRIANO A S ANDRADE 04/11/2025Mourão é um golpista de extrema direita nunca esteve preocupado em propor nada para a segurança pública, até porquê este nada sabe, sendo um facista e enganador. Péssimo senador que nada propões para mellhorar qualquer coisa para o povo do Rio Grande do Sul, por onde foi eleito. Apenas faz descurso como o criminoso Flávio Bolsonaro para desgastar o governo e se aparecer nas redes sociais como alguma coisa boa para os tontos que acreditam em suas mentiras.