São José dos Campos ganhou o ‘Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica’. O documento foi lançado pela prefeitura na última terça-feira (10), em evento no Cefe (Centro de Formação do Educador).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com 41 páginas e de caráter permanente, o livreto será uma ferramenta de trabalho para todos os profissionais, de instituições públicas e privadas, que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O manual contém os fluxos de atendimento realizados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadania, Saúde e Proteção ao Cidadão.
Nos órgãos de defesa e responsabilização, estão incluídos o Conselho Tutelar, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Polícia Militar.
Nas entidades de atendimento à mulher, o manual lista os fluxos de atendimento da Associação Guadalupe, Associação Transbordamos, Centro Dandara de Promotoras Legais, Grupo Mulheres do Brasil e SOS Mulher.
Em todos os itens, constam informações de como acessar o serviço, qual atividade de cada órgão, endereços e telefones. O documento será atualizado sempre que houver necessidade. Também serão realizadas capacitações regulares de todos que atuam na rede de proteção às mulheres.
Integração.
A criação do manual foi comemorada pela promotora da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São José, Gabriela Lanza Passos.
"Será muito importante para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Irá otimizar o trabalho da rede integrada de proteção", afirmou.
"E também será fundamental na prevenção já que, com a multiplicação dos conhecimentos sobre os atendimentos, poderemos diminuir os casos de violência e sua gravidade", completou.
A secretária-adjunta de Apoio Social ao Cidadão, Maria Quitéria de Freitas, também destacou a importância da iniciativa.
"O manual apresenta os serviços através de um trabalho em rede realizado pela Prefeitura, pelo órgãos de defesa e responsabilização e pelas organizações não governamentais do município. Deve ser usado no dia a dia dos profissionais para atender a população com informações e orientações", disse.
Titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Tatiana Braun de Mattos Anjo elogiou a iniciativa. "É um grande avanço para garantirmos mais segurança para as mulheres e um passo importante para a rede de proteção. Com certeza vai garantir mais qualidade e rapidez ao atendimento feito por todos nós", disse a delegada.
A coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha, Nilce Serafim, também destacou a importância do manual. O programa é realizado pela prefeitura através da GCM (Guarda Civil Municipal).
"O manual será uma referência importante para o trabalho integrado que fazemos todos os dias para garantir mais segurança para as mulheres", destacou.
Clique AQUI para fazer o download do manual
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.