Empresa do Grupo Embraer, a Atech iniciou um projeto de entregas por drones em parceria com a cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O projeto, que foi anunciado na última terça-feira (26), no Parque Tanguá, tem como objetivo testar o uso de drones para entregas diretas ao consumidor final. A fase de testes está prevista para 2025.
A formalização da parceria aconteceu na quarta-feira (27), com a realização de um voo inaugural, simbolizando o início do projeto.
O prefeito Rafael Greca (PSD) e o CEO da Atech, Rodrigo Persico de Oliveira, participaram da apresentação do projeto recebendo uma encomenda entregue por drone. Este ato marca o início dos estudos necessários para definir processos e regulamentações para o serviço em ambientes urbanos.
“Nossa cidade vai participar dos testes da empresa Atech para tornar realidade o delivery de produtos com drones direto ao consumidor final”, escreveu a prefeitura nas redes sociais.
A escolha de Curitiba para o projeto se baseia na sua experiência com iniciativas de smart city e pela presença do Cindacta 2 (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, da Força Aérea Brasileira), o que facilita a coordenação dos testes.
Os testes incluirão voos em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), permitindo que os drones percorram maiores distâncias sem contato visual direto com o piloto.
O projeto se beneficia do Sandbox Regulatório de Curitiba, criado para permitir a realização de testes de produtos e serviços inovadores de forma experimental.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.