Descarte de resíduos na área da Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos, na região do bairro Vila Tesouro, zona leste da cidade, pode estar ligado à morte de peixes no rio Paraíba.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A mortandade de peixes ocorre pelo menos desde o dia 15 de novembro e foi denunciada à Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) em 17 de novembro. Desde então, o órgão estadual analisa amostras de água colhidas em várias regiões do rio Paraíba na região. A mortandade de peixes se avolumou durante o fim de novembro.
Na sexta-feira (29), a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) divulgou comunicado no qual informa o aumento da vazão de água no rio Paraíba para diminuir a poluição. Neste sábado (30), foi identificado que o problema estaria na área de descarte da Revap, em São José dos Campos.
A Petrobras divulgou nota na qual afirma que, assim que percebeu a morte dos peixes perto da área de captação, acionou a Cetesb para que as causas fossem apuradas. A Petrobras afirmou ainda que trabalha com as autoridades competentes para esclarecer a situação e garantir a proteção dos recursos naturais. A Cetesb continua investigando o caso.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.