O "Viva Batalha" celebra três anos de projeto com a plantação de mil árvores em seis ações de plantio. A primeira delas foi no último domingo (24), quando os voluntários também desobstruíram uma nascente pequena do Rio Batalha que estava soterrada. O aniversário do grupo, na última terça-feira (26), foi celebrado com os estudantes da Escola Estadual Christino Cabral, que plantaram árvores com os membros do projeto.
Os próximos plantios estão agendados para este sábado (30), amanhã (1), 8/12 e 15/12, sempre às 7h15, com saída na rua Caiapós, 2-20, Chácara das Flores, próximo ao Boulevard Shopping. Essas ações são abertas para todos e o café da manhã é comunitário.
Desde o início do projeto e com esses próximos plantios, o "Viva Batalha" terá plantado 7.860 mudas, segundo o criador da iniciativa, vereador Márcio Teixeira (PL). Dentre essas árvores, algumas já estão com 3 ou 4 metros, gerando flores e frutos.
Márcio explica que o "Viva Batalha" começou seus plantios junto com o Fórum Pró-Batalha na nascente principal do rio, na Serra da Jacutinga, em Agudos. Nessa área foram plantadas cerca de 6.860 árvores. Agora, o projeto começou a plantar ao lado do rio, entre Bauru e Piratininga. "Neste novo espaço já identificamos algumas nascentes soterradas que creio que podem ser recuperadas. Uma delas é grande e vamos tentar desobstruí-la", ressalta.
O idealizador conta que a nascente principal do Rio Batalha está sobrevivendo, mas não se compara ao que era antes. Ele afirma que ela precisa ser cuidada para poder ser revitalizada. Conforme noticiou o JC em setembro deste ano, durante o período de estiagem a maior fonte do rio não estava jorrando.
Márcio explica que as árvores contribuem para a manutenção dos rios, pois elas recarregam os lençóis freáticos subterrâneos de onde brotam as nascentes. Elas ainda sequestram o gás carbônico produzido pelos carros, diminuem a sensação térmica e são responsáveis pelo ciclo das chuvas. "Precisamos urgentemente de um reflorestamento urbano em Bauru", destaca.
O idealizador agradece os voluntários do projeto, destaca a parceria com a empresa Dexco e o apoio da Fundação Florestal, SOS Mata Atlântica, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Fórum Pró Batalha, Lions Club, escoteiros, Associação de Recuperação Florestal e Ecológica de Bauru (Aciflora) e empresa Volvo.
O projeto vende camisetas para angariar verbas pelo número (14) 99735-3354.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.