ESPORTE

Pesquisa mostra que paixão pelo Franca Basquete supera carinho pela Francana

Levantamento GCN/Sampi/Ágili aponta que 60,68% dos francanos torcem mais para o Sesi Franca e 14,30% para o time de futebol da Francana.

Por Pedro Baccelli | 17/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução/Redes sociais

À esquerda, elenco do Sesi Franca Basquete no Pedrocão; à direita, jogadores e torcida da Francana
À esquerda, elenco do Sesi Franca Basquete no Pedrocão; à direita, jogadores e torcida da Francana

“Capital do basquete”. Seja pela vasta galeria de troféus ou pelos elencos inesquecíveis, Franca faz jus a este apelido. Não à toa, em pesquisa realizada pelo GCN/Sampi/Ágili, 60,68% dos entrevistados responderam que torcem mais para o Franca Basquete do que para a Francana.

O levantamento ouviu por telefone 590 pessoas entre os dias 10 e 12 de maio. Questionados para qual time torcem mais, 60,68% falaram Franca Basquete, 14,30% Francana e 25,02% não souberam ou não quiseram responder.

Nos últimos anos, é notório que o esporte da bola laranja trouxe mais alegrias para a cidade que o futebol. O Sesi Franca é o atual campeão Paulista, da Copa Super 8, da Basketball Champions League (BCLA) e do NBB (Novo Basquete Brasil).

Além dos troféus de campeão, que totalizam nove em seis anos, os comandados de Helinho Garcia ficaram 46 jogos invictos, feito inédito no basquete brasileiro.

"O basquete vive um momento muito bom de grandes títulos, mas são duas paixões que tenho certeza que o francano não quer abrir mão nunca", diz o técnico.

Diferentemente do basquete, o único título oficial conquistado pela Francana foi o Campeonato Paulista série A2 do longínquo ano de 1977. Há 46 anos, os torcedores aguardam a Esmeraldina levantar novamente um troféu. Ao invés disso, assistiram a sucessivos rebaixamentos até chegar à última divisão do Estado de São Paulo, a “Bezinha”, em 2015.

Mesmo longe dos anos de glória, os torcedores seguem apoiando a Feiticeira nos gramados. Apesar da “devoção” ao basquete, em 2017, por exemplo, a Francana teve a melhor média de público da 4ª divisão do Estado de São Paulo, com 2,9 mil pagantes por jogo, no Estádio Municipal “José Lancha Filho”.

"Tanto a Vererana quanto o basquete, o torcedor quer vivenciar os momentos especiais que acontecem no Lanchão e no Pedrocão", finaliza Helinho.

Veja abaixo a pesquisa na íntegra:

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jamilton vitoria Lopes
    24/05/2023
    Essa comparacao e o kewmo que comparar o futebol brasilero com um da India por exemplo. Existe un enorme abismo entre o sesi franca, com a francana. Incomparavel !
  • Renato Oliveira
    18/05/2023
    Futebol é uma paixão nacional,por boa parte dos brasileiros,por isso por termos nascido em Franca,temos um certo carinho pela Francana,agora pra nós amantes do esporte,nosso orgulho e nossa maravilha esportiva, é o Franca basquete,temos carinho e orgulho por termos esse timaço nos representando pelo mundo afora.
  • Henrique Dagoberto Souza
    18/05/2023
    Quando ta ganhando todo mundo torce, vibra e compra camiseta. Começa a perder pra ver o povo jogando fora as camisas. E torcendo para o Chicago Bulls entre outros....
  • Tiago
    17/05/2023
    Não dou a mínima para nenhum dos dois.
  • Armando
    17/05/2023
    É uma pesquisa desnecessária. Porque vocês pegam o futebol em decadência, com administrações pífias e comparam com o basquete no seu ápice devido a gestão e investimento, são momentos distintos e obviamente não são parâmetros para ser analisado. Mas independente da comparação sem nexo, sou apaixonado pelos dois esportes e espero que o basquete continue com esta performance e torço para a a Francana voltar a ser destaque.