ELEIÇÕES 2024

Pesquisa: Alexandre comemora; Sidnei e vereadores descartam disputa; Flávia indecisa

Levantamento exclusivo publicado pelo portal GCN/Sampi movimentou os políticos de Franca nesta semana; para todos, ser lembrado neste instante é motivo de orgulho.

Por Jéssica Reis e N. Fradique | 17/05/2023 | Tempo de leitura: 7 min
da Redação

Antonio Augusto/Ascom/TSE

A 17 meses das eleições municipais, políticos da cidade começam a se movimentar para possíveis candidaturas
A 17 meses das eleições municipais, políticos da cidade começam a se movimentar para possíveis candidaturas

O portal GCN/Sampi divulgou nessa segunda-feira, 15, dados de pesquisa eleitoral sobre a disputa para a prefeitura de Franca em 2024. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) aparece na frente, com 30,57% das intenções de voto, e com chances de vencer já no primeiro turno, no limite da margem de erro. A pesquisa do Instituto Ágili também traz nomes de outros políticos tradicionais da cidade, os quais começam a movimentar o período de pré-decisões partidárias.

Leia mais:
Pesquisa GCN/Sampi/Ágili mostra Alexandre Ferreira com 30% das intenções de voto


O nome mais citado na pesquisa é o do prefeito Alexandre, tanto nos cenários estimulados como na espontânea. “Essa pesquisa mostra o resultado do trabalho de uma equipe muito forte e organizada. Mostra que a população está entendendo nossos esforços. Recebemos isso com alegria, mas entendendo a responsabilidade desse resultado, de seguir em busca da melhora de vida para a população”, disse o prefeito.

Ele reforça que é um “processo natural” pensar em reeleição. “Precisamos repetir esse bom trabalho nos próximos dois anos, para que seja natural uma reeleição. Mas no momento estamos focados em tornar a cidade mais agradável para os francanos e assim ter certeza que conseguiremos manter esses bons resultados na próxima eleição”, disse o prefeito.

Flávia Lancha em dúvida
Flávia Lancha (PSD) aparece em segundo lugar, com 15,01%, em um dos cenários estimulados, e em sexto lugar, com 0,39%, no cenário espontâneo. “Fico muito feliz em aparecer nessa colocação, ainda mais por não estar em um mandato. Ainda não decidi se serei candidata na próxima eleição. Acredito que para entrar na disputa é necessário se manter construindo o seu nome e uma base consistente. Já existem alguns assuntos sendo trabalhados, mas só mais próximo à eleição é que a decisão será definitivamente tomada”, comentou a empresária.

Vereadores
Durante a pesquisa, quatro vereadores da Câmara Municipal de Franca foram lembrados. Três deles, Carlinho Petrópolis (PL), Gilson Pelizaro (PT) e Ilton Ferreira (PL), não confirmam a intenção de sair candidato no ano que vem, diferentemente de Daniel Bassi (PSDB), que disse que deve colocar seu nome “à disposição” do partido.

Lembrado em dois cenários da pesquisa realizada pelo GCN/Rede Sampi e Instituto Ágili, Gilson Pelizaro, que está em seu quinto mandato (não consecutivo), agradece aos eleitores pela lembrança ao atingir 4,29% na pesquisa estimulada. “Em nenhum momento eu coloquei que pudesse ser candidato a prefeito. Então, sem nenhum tipo de campanha, a coisa fluir, eu só tenho que agradecer. Fico feliz porque no campo de esquerda tem meu nome e o de Guilherme Cortez (deputado estadual/Psol). Os dois somados ultrapassam os 10%, e isso é número relevante”, disse o petista.

Daniel Bassi, que aparece na pesquisa estimulada com 2,88%, disse que gostou dos números apresentados. “Vejo com bons olhos, até porque nós não estamos em campanha e ser citado é sempre muito gratificante. Isso só anima mais ainda nosso trabalho que estamos fazendo”, disse o tucano.

Ilton Ferreira, que dificilmente tentará a cadeira do Executivo, aparece com 1,04% na pesquisa estimulada. “Fico muito contente. Que bom estão vendo nosso trabalho e até prevendo que de repente a gente possa estar fazendo um trabalho (de prefeito) muito melhor pela nossa cidade. Os números não importam, o que importa é que alguém está pensando em nosso nome e ver que temos condições de estar fazendo uma Franca melhor para todos nós”.

Carlinho Petrópolis, atual presidente do Legislativo, admite que pensa em ser candidato a prefeito e até deputado federal por Franca, mas isso é um plano para o futuro, não para o próximo ano. Ele aparece na pesquisa estimulada com 1,29%. “A gente fica feliz por ser lembrado. Nunca coloquei meu nome para prefeito ou outros cargos. É um sonho que a gente tem, sim, mas a gente, primeiro, tem um grupo de trabalho muito forte. Para o futuro, sonho um dia ser candidato a prefeito e também a deputado federal, mas isso é com trabalho. Hoje estou na Câmara como presidente desempenhando meu trabalho. O que vai acontecer lá na frente depende muito do trabalho que a gente realiza aqui e das coligações dos partidos”.

Deputada
A atual deputada estadual Delegada Graciela (PL) também foi mencionada de forma espontânea por 0,49% dos entrevistados - o quinto nome mais lembrado. “Fico feliz de ter o meu nome lembrado de maneira espontânea pelos eleitores, mas não é momento de pensar em eleições. Fui reeleita no ano passado com quase 70 mil votos para continuar sendo a representante da região como deputada estadual. Estamos apenas iniciando o terceiro mês do segundo mandato e meu foco é seguir trabalhando para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população mais necessitada. Somente neste ano, vou enviar R$ 10,5 milhões em recursos para Franca e cidades da região”, explicou a parlamentar.

Deputado
O também deputado estadual Guilherme Cortez (Psol) disse que o resultado da pesquisa é em reconhecimento ao trabalho que desenvolve. "Diziam que a esquerda nunca elegeria um deputado em Franca e nos elegemos. A esquerda está voltando ao centro do debate político da cidade, porque muita gente está cansada dessa política ultrapassada. Estou focado no meu mandato como deputado estadual, mas quero ajudar a construir a unidade dos partidos de esquerda para termos condição de mudar a Prefeitura", disse.

Em negociação
Três outros nomes da política francana foram mencionados pelos eleitores entrevistados. São eles: João Rocha (União Brasil), Marília Martins (Psol) e Rafael Bruxellas (PT). Os três disseram que entendem a importância de terem seus nomes mencionados, mas não confirmam suas candidaturas.

“Nós temos um bom trabalho prestado em Franca, onde já trabalhei em duas administrações. E sem vaidades, sou muito grato pelas pessoas que citam nosso nome e se recordam do nosso trabalho. Na última eleição, só não passamos para o segundo turno por 1% e tenho certeza que teríamos dado trabalho. Se o pessoal do meu partido acreditar que meu nome é o melhor, estarei à disposição. Sabemos do que Franca precisa”, disse João Rocha.

Já Rafael Bruxellas deixa claro que não está focado nas eleições municipais. “Não estou me preparando para candidatura, trabalho com minha empresa com consultoria para prefeituras. As eleições ainda estão longe, então não tenho ainda a intenção de me candidatar, mas não estou preocupado com isso agora. Vejo que tem muita coisa ainda para acontecer, antes de focar as atenções nas eleições. Tenho defendido que é importante ter uma movimentação de oposição. O Alexandre tem seus pontos positivos e negativos, mas é importante ter uma ampla movimentação que construa essa oposição. São mais de 20 anos com o mesmo grupo no poder, mesmo que eles se revezem, uns se tornem deputados e estejam em outros cargos, mas é o mesmo grupo”, destacou Bruxelas.

Segundo Marília Martins, é uma conquista ser citada em uma pesquisa. Mesmo que ela não tenha se mantido investindo na imagem de candidata, há possibilidade de que entre na próxima eleição, mas talvez para o cargo de vereadora. “Existe sim uma possibilidade de investirmos em uma candidatura, talvez não a prefeita, mas ainda vou esperar algumas conversas internas para essa decisão”, comentou.

Descartam
Dois nomes também citados na pesquisa descartaram a candidatura. Adérmis Marini, que em outros anos foi uma forte oposição à administração do ex-prefeito Gilson de Souza, disse não ter pretensão na próxima eleição. “Não serei candidato.  Estou focado na minha vida empresarial e não está nos meus planos. Provavelmente, eu escolha alguém para apoiar durante a eleição, mas não estarei como candidato a nenhum cargo”, disse.

Já o ex-prefeito Sidnei Rocha reforçou que não será candidato pois está afastado da vida política. “É natural lembrarem do meu nome, estivemos na prefeitura várias vezes. Agora estou afastado da política e não pretendo me candidatar mais. Estou focado nos meus negócios”, disse o ex-prefeito.

Outros nomes
A reportagem tentou falar com o vice-prefeito Professor Everton de Paula, com o deputado estadual Guilherme Cortez (Psol), André Pedroso (Republicanos) e com o ex-prefeito Gilson de Souza. Nenhum deles retornou as tentativas de contato da reportagem.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Roberto
    17/05/2023
    Daniel Bassi? Jamais! Esse ai só gosta de aumentar o próprio salário! É só lembrar da votação que houve no dia 05/12/2022. Engraçado \"neh\" votação de salário, plano diretor, etc sempre no final do ano por que será?!