SAÚDE MENTAL

Unidades do CAPS de Franca têm programação especial para lembrar luta antimanicomial

O objetivo das ações é conscientizar sobre a importância da inclusão e da liberdade para pessoas em tratamento psicossocial.

Por Hevertom Talles | 16/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Quinta-feira, 18, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial
Quinta-feira, 18, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial

Celebrado nesta quinta-feira, 18, o Dia da Luta Antimanicomial desperta programação especial durante a semana nos dois CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Franca. O objetivo das ações é conscientizar sobre a importância da inclusão e da liberdade para pessoas em tratamento psicossocial.

As ações no CAPS AD III Renascer para esta semana foram preparadas com a participação dos próprios pacientes. O coordenador, o psicólogo Fernando Miguel, destacou a importância da iniciativa. “É fazer lembrar que eles e todo cidadão têm o direito fundamental à sua liberdade, e conviver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem ter que abrir mão de seu lugar de cidadão. Fora a suma importância de olhar para as mudanças da atenção às pessoas com sofrimento mental, aos usuários de álcool e outras drogas”.

No local já foram realizadas atividades como a Caminhada pela Liberdade, além da oficina "Cantando Emoções" no Centro Pop. Nesta quarta-feira, 17, às 19h, acontecerá o Grupo Comunitário de Saúde Mental, com o tema "Cuidando dos Cuidadores", na sede do CAPS AD III Renascer.

Para esta quinta-feira, 17, o cronograma prevê café da manhã, exibição do filme Luz, Câmera e Inclusão e a apresentação de teatro O gênio da garrafa, escrito por um paciente do próprio CAPS AD III Renascer. As atividades serão realizadas internamente.

Encerrando a programação, na sexta-feira, dia 19, será realizada a Oficina de Pintura Terapêutica no Centro Pop, às 9h.

A semana especial também tem programação no CAPS III Florescer. A abertura, na segunda-feira, 15, teve o tema "O despertar: Um artista existe em mim!". Também teve uma roda de conversa e uma prática de meditação e o "Show do Milhão do CAPS - O que você sabe?".

Nesta quarta-feira, 17, será abordada a temática "Saúde Mental e Natureza", e na sequência "Em canto - Cantando e Encantando".

Para a quinta-feira, 18, está programada uma reunião de equipe para debater estratégias de saúde mental com os colaboradores.

Já na sexta-feira, 19, acontecerá as atividades "Falando de loucura através da Arte" e o "Bailinho Loucos da Alegria". No sábado, 20, o evento termina  com a vivência "Meu processo de transformação".

“São eventos comemorando, falando um pouco da arte, expressão artística, para trazer a percepção, a sensibilidade desse paciente que nós atendemos, para que se lembre que aqui é um momento de expressão, é um momento de acolhimento”, comenta a coordenadora do CAPS Florescer, a psicóloga Eliane Matheus Bonfante.

As unidades são mantidas pela Prefeitura de Franca e administradas pela Fundação Allan Kardec.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.