FALTA DE SANGUE

Hemocentro de Franca precisa de doações de sangue RH negativo e O positivo

O banco de sangue de Franca sempre necessita de novos doadores. A doação é bem simples, basta que os doadores estejam aptos para o procedimento.

Por Jéssica Reis | 16/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

O Hemocentro de Franca fica na avenida Dr. Hélio Palermo, 4.181, no Recanto do Itambé
O Hemocentro de Franca fica na avenida Dr. Hélio Palermo, 4.181, no Recanto do Itambé

O estoque de sangue em Franca está baixo, e isso é quase corriqueiro na cidade, já que o número de transfusões mensais é maior do que o número de doações. Embora várias campanhas sejam feitas para chamar atenção para mais doadores, a oferta de novas doações não é suficiente.

Nesta terça-feira, 16,  o Hemocentro de Franca, através das redes sociais do Grupo Santa Casa, divulgou a busca por doações de sangue RH Negativo e O Positivo. “O sangue RH Negativo está sempre faltando, o que acontece é que o sangue RH negativo está presente em aproximadamente 24% da população, então é mais difícil ter um estoque muito bom. O sangue do tipo O+ é o tipo de sangue que podemos transfundir em todos os outros tipos sanguíneos que sejam RH positivo e está presente em aproximadamente 39% da população, e quando este tipo sanguíneo está em falta, é muito preocupante”, explicou Josiane Barbosa Gonçalves Naldi, biomédica supervisora do Hemocentro de Franca.

Segundo a profissional, no Complexo Santa Casa há duas agências transfuncionais, uma na Santa Casa e outra no Hospital do Coração. Ambas realizam o procedimento de transfusão de sangue com 600 bolsas de sangue mensalmente. “As pessoas precisam entender que uma simples ação e doação pode salvar várias vidas. Isso é um ato de solidariedade e amor. Estamos em busca de não deixar os estoques baixarem mais”, contou Josiane.

Como doar
As doações podem ser feitas no Núcleo de Hemoterapia de Franca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Os doadores devem ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou boca. É necessário ter mais de 50 quilos para homens e mais de 51 quilos para mulheres. Para homens, o intervalo de uma doação para outra é de 60 dias e para mulheres o intervalo é de 90 dias.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.