JUSTIÇA

MP arquiva denúncia de professora que pedia fim do ‘Pai Nosso’ em escola

Representação ocorreu em dezembro de 2022; direção da escola explicou que há 25 anos tem a oração como prática espontânea.

Por N. Fradique | 15/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Arquivo/GCN

EMEB 'João Etchebehere', em Rifaina: liberada para realizar oração antes das aulas
EMEB 'João Etchebehere', em Rifaina: liberada para realizar oração antes das aulas

O Ministério Público de Pedregulho decidiu arquivar a representação de uma professora que pedia o fim da oração ‘Pai Nosso’ na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) ‘João Etchebehere’, em Rifaina.

A representação se deu em dezembro de 2022, época em que a direção da escola explicou que, há 25 anos, tem como prática espontânea e facultativa a oração do ‘Pai Nosso’ antes das aulas. Mas a Prefeitura de Rifaina, que fica a 70 km de Franca, atendeu à solicitação da Promotoria Pública.

Em um novo despacho, semana passada, a Promotoria Pública manteve a decisão de arquivamento da denúncia após recurso da professora. O Promotor de Justiça Dílson Santiago de Souza destaca em sua decisão: “Nessa linha de raciocínio, tem-se que a prática da oração na EMEB ‘João Etchebehere’ pode ser mantida. Com o esclarecimento aos pais dos alunos sobre a ausência de obrigatoriedade, respeita-se a liberdade tanto dos que desejam e quanto dos que não desejam rezar. Dessa maneira, a instituição de ensino não incorre em proselitismo religioso”.

Apesar da representação junto ao MP, a Promotoria não registrou nenhuma reclamação de pais ou responsáveis de alunos a respeito da prática da oração na escola, que conta com alunos de 5 a 10 anos de idade. “Portanto, todos os questionamentos foram suficientemente esclarecidos e não resta nenhuma providência a ser tomada no âmbito desta notícia de fato”, concluiu o Promotor.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

10 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • IRA
    17/05/2023
    A ORAÇAO DO PAI NOSSO, e a unica oraçao que Jesus nos ensinou! portanto ela e UNIVERSAL.
  • Antonio Flavio do Nascimento
    16/05/2023
    O ESTADO É LAICO MAS AS PESSOAS NA MAIORIA SÃO CRISTÃS. A MAIORIA ENTÃO DEMOCRATICAMENTE DECIDE QUE ORAÇÃO OU QUAL DEUS VÃO GLORIFICAR.
  • FERNANDO HENRIQUE DA SILVA
    16/05/2023
    Tá certo que vivemos em um estado laico..... Mas temos direito de manifestar a fé em Deus. É muito melhor rezar o Pai Nosso do que fazer algumas coisas ruins, que essa meninada mexer com drogas.
  • Edmilson Sanches
    16/05/2023
    Queria ver se o professor recebese a Pomba Gira antes da aula, se a opinião do MP , pais de alunos ...seria a mesma. Não se deve levar ereligião para as escolas pelo mesmo motivo que igreja não ensina ciência. E tem mais: Oração é igual a masturbação. Para quem pratica da um prazer enorme, mas a quem é direcinada não surte efeito algum...resumenido, é a arte de não fazer nada e achar que esta ajudando.
  • José Roberto
    16/05/2023
    O ESTADO É LAICO! NÃO TEM QUE FAZER NENHUMA ORAÇÃO!!!! ESCOLA É PARA APRENDER SOBRE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA ETC. QUER REZAR VAI PARA IGREJA!!!!!
  • WANDERLEY Vieira
    15/05/2023
    Essa coitada é uma \"desditosa\". Cada umm tem o pai que merece. Aqueles que oram o \"Pai Nosso\", oram a Deus. Como ela não é filha de Deus, ela não ora. Agora essa infausta deve ter por pai satanás. E quem não é de Deus é do chifrudo. Os incomodados é quem deve sair. Quem aposta que essa ominosa é da Burrama do LALAU????
  • Tiago
    15/05/2023
    Não sou religioso e portanto, não vejo efeito nenhum em orações. Mas uma professora que tenta impor o fim de um ritual amplamente aceito pela sociedade, só pode não ser muito bem da cabeça ou não estar bem intencionada. Então , continuem com as orações.
  • Elio
    15/05/2023
    A oração do Pai Nosso NÃO é universal. Ela é apenas uma oração cristã.
  • Pacífica
    15/05/2023
    Pai nosso é oração universal. Por mais crianças que orem por nós ???????? e por essa professora perdida que deveria se preocupar com conteúdo a ser ensinado e não criticar tal prática.
  • PROFESSOR
    15/05/2023
    RESUMO DO MAGISTRADO : F*@%$ O ESTADO LAICO !