IMPULSO

Núcleo de Conciliação da Polícia Civil de Franca tem média de 105 audiências por mês

Criado para ajudar a resolver casos gerados em acidente de trânsito, as funções do órgão foram ampliadas, se estendendo também às questões de injúria, calúnia, difamação e ameaças.

Por N. Fradique | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Delegado Daniel Radaelli, responsável também pelo Necrim de Franca
Delegado Daniel Radaelli, responsável também pelo Necrim de Franca

No último ano, o Necrim de Franca (Núcleo Especial Conciliação Criminal) - órgão especializado da Polícia Civil do Estado de São Paulo - ganhou impulso, se destacando na promoção de audiências para buscar solução de conflitos de interesse decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo.

Criado para ajudar a resolver casos gerados em acidente de trânsito, as funções do órgão foram ampliadas desde junho do ano passado, se estendendo também às questões de injúria, calúnia, difamação e ameaças.

O delegado Daniel Paulo Radaelli, 57 anos de idade e 32 anos de profissão, responsável pelo departamento especializado há cinco anos, assistente da Delegacia Seccional de Franca e comandante da Unidade de Inteligência da Seccional, destaca a importância do serviço, desafogando o Poder Judiciário e as atividades de Polícia Judiciária.

“No início, nós fazíamos a conciliação sobre acidentes de trânsito, que podem gerar dois tipos de processos na Justiça – lesão e danos materiais – e com o acordo, encaminhamos para o Ministério Público e juiz. Mas desde junho do ano passado, nós ampliamos a atividade do Necrim, pegamos todos os crimes de menor potencial ofensivo e retiramos das unidades policiais e fazemos esse procedimento”, explicou Radaelli.

O trabalho do Necrim ganhou celeridade com as notificações das partes via WhatsApp. Segundo dados, o departamento atende 70 casos por mês, em média, envolvendo calúnia, injúria, difamação e ameaças, e uma média mensal de 35 casos de acidentes de trânsito, totalizando uma média geral de 105 atendimentos por mês.

“Na questão de acidente de trânsito com vítima, 90% sai com composição. Isso porque, às vezes, as partes têm dificuldades para conversar ou, às vezes, nervosas em virtude do acidente de trânsito. Surgem acordos impressionantes nas audiências, porque a pessoa que não causou o acidente se comove com a situação do causador e acaba ajudando também. Têm casos que as pessoas acabam ficando amigas”, disse o delegado.

 Além do delegado, um investigador e um agente, o Necrim conta com o auxílio do CIEE (Centro de Integração de Empresa e Escola) e da Faculdade de Direito de Franca, através de um convênio. “Isso é fantástico. Nós estamos tentando capacitar os alunos das faculdades no ramo em que eles vão atuar posteriormente. Então, eles trabalham e nos ajudam, mas também com a responsabilidade do aprendizado no direito, adquirindo boa noção da atividade”.

Estrutura
Daniel Radaelli afirmou que a integração das unidades policiais em um único prédio, com a instalação da CPJ (Central de Polícia Judiciária) foi avanço para a Polícia Civil. “O Distrito Policial não traz a segurança como era, porque o nosso serviço é de investigação. O que traz segurança é o trabalho preventivo da Polícia Militar. Diante das dificuldades, o dr. Wanir (José da Silveira Júnior) quando assumiu a Seccional - o dr. Marcelo (Caleiro) começou lá atrás também com esse projeto -, conseguimos, com apoio da sociedade, reformar esse prédio e adequá-lo de acordo com as necessidades”, disse o delegado.

A Central da Polícia Civil conta com cinco Distritos Policiais, a DIG (Delegacia de Investigação Geral), o Necrim e outros departamentos. “Hoje as pessoas têm uma referência para não ficarem rodando pela cidade. Temos uma Central, coisa que em qualquer lugar do mundo também existe. O trabalho da polícia se torna melhor quando há integração dos investigadores, de todos os profissionais. O tempo é importante no trabalho de investigação”, finalizou o delegado.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Evandro Faraco
    14/05/2023
    Parabéns ao Delegado Radaeli excelente profissional e um ser humano fora do contexto , muita saúde e paz