ESPAÇO ESPECIAL

Hospital do Câncer inaugura espaço lúdico para crianças em tratamento

'A criança vai crescer, e isso vai ser tornar uma lembrança, que seja boa, e não uma lembrança de dor e de dificuldades,” diz Viviane Nogueira, gerente assistencial do hospital.

Por Hevertom Talles | 12/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução

Projeto de humanização foi viabilizado com a arrecadação da campanha McDia Feliz em 2021
Projeto de humanização foi viabilizado com a arrecadação da campanha McDia Feliz em 2021

O Hospital do Câncer de Franca inaugurou nesta sexta-feira, 12, o ‘Espaço Lúdico Oncológico’ para os pacientes infanto-juvenis. O espaço fica no pavilhão ‘Rionegro e Solimões’ da unidade hospital, que fica localizado na avenida Presidente Vargas, Jardim Petráglia, zona Leste de Franca.

O projeto de humanização foi viabilizado com a arrecadação da campanha McDia Feliz realizada na cidade em 2021. O novo espaço conta com brinquedoteca com escorredores, video game, escorregadores, brinquedos, tablets, jogos diversos e até uma sala de aprendizagem. Um mural com as fotos das crianças que passaram pelo local também é destaque. As crianças poderão usufruir da área ao mesmo tempo em que estão no hospital em tratamento.

“Essa iniciativa e revitalização da brinquedoteca é justamente para que a criança que venha fazer um tratamento tão difícil, tão dolorido, tenha a única lembrança do Hospital do Câncer, porque ela vai crescer e isso vai ser tornar uma lembrança, que seja boa, e não uma lembrança de dor e de dificuldades,” comenta Viviane Mendes Nogueira, gerente assistencial do Hospital do Câncer e Coração.

Ela descreve também que o espaço de humanização tenta trazer e levar para dentro do tratamento oncológico um clima de leveza. “Para que a criança consiga passar por esse momento da forma mais leve possível, a gente trata de vida, não é doença e morte. A gente quer dar vida para as pessoas aqui”, conclui Viviane.

Durante a cerimônia de inauguração, a mãe de uma criança que faleceu há oito meses e que realizava o tratamento no hospital descreveu a importância da humanização no espaço para as crianças. O filho dela chegou a frequentar a antiga brinquedoteca que funcionava anteriormente. “Esse é um espaço que faz toda a diferença para as crianças. O quanto eu sou grata a Deus por esse espaço que é tão bom na vida das crianças, a alegria delas durante um momento que pra elas parecer não ser tão difícil”, disse a mãe.

O presidente do Grupo Santa Casa, Tony Graciano, revela que mesmo que as crianças estejam no local para o tratamento, elas questionam se podem voltar no próximo dia por conta do espaço de humanização. “As crianças assimilam melhor o tratamento através desse acolhimento”, diz Tony.

Durante a cerimônia, participaram voluntários dos grupos que se vestem de heróis e palhaços e interagem com as crianças. Também participaram profissionais do Grupo Santa Casa e parceiros que viabilizaram o novo espaço.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Pedro Henrique de Faria
    12/05/2023
    Excelente espaço! Apesar de termos desfechos tristes no tratamento, o Hospital do Câncer de Franca sempre estará marcado como um lugar de muita vida e ludicidade, onde meu filho fez tratamento e hoje graças a Deus está curado. Estaremos sempre lado a lado dessa equipe maravilhosa