ESQUECIDO

Quadro famoso é 'abandonado' em sala da Câmara Municipal de Franca

O quadro foi retirado da exposição e escanteado junto a cadeiras sem uso e outros itens que não são utilizados na Câmara Municipal de Franca.

Por Pedro Baccelli | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução

Quadro guardado sem condições adequadas de preservação
Quadro guardado sem condições adequadas de preservação

O quadro The End, do artista plástico Salles Dounner, está "abandonado" em uma sala da Câmara Municipal de Franca.

A obra de arte ficava exposta no plenário. Durante a reforma da Casa de Leis, foi retirada e colocada junto a cadeiras e outros itens que não estão sendo usados.

Em julho de 2021, o até então presidente da Câmara de Vereadores, Claudinei da Rocha (MDB), enviou um ofício para Prefeitura de Franca pedindo que encontrasse um local adequado para colocar o quadro.

"Por sua grande relevância e pela necessidade de promover maior destaque, solicito ao Poder Executivo a disponibilização de um local mais apropriado para sua exposição", diz o texto.

Em nota, a Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura) de Franca informou que a responsabilidade de conservação e armazenamento do quadro é da Câmara Municipal.

Ainda segundo a Fundação, o quadro poderá ser instalado no espaço reservado para o Memorial "Salles Dounner", no prédio da Mogiana, onde está acontecendo a revitalização do complexo.

Enquanto Câmara e Prefeitura discutem de quem é a responsabilidade, o quadro segue guardado sem condições adequadas de preservação.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Francano
    17/03/2023
    o abandono do quadro demonstra a preocupação dos vereadores com a cultura, educação, saúde.
  • Geraldo Gomes
    17/03/2023
    Na semana passada eu me lembrei do nosso esquecido Salles Dounner, o nosso muralista de tanto talento e do mesmo destino de um van Gogh, pintor e moralista, sim, o nosso Rivera, o nosso Siquero, nosso Orosco, o nosso revolucionário que panfletava com seus pincéis a inigualável miséria humana. Quando eu passo pela esquina da Monsenhor Rosa com a Alcina Conrado meus olhos procuram, em vão, por uma obra de arte que o nosso Dalí deixou murada naquela esquina, herdou de seu riquíssimo acervo pictórico uma imagem de destruição e caos, um pernilongo pousado sobre um galho em meio ao caos que caminhamos como destino. E algo assim tbm estava escrito nessa obra (sic): quando vejo o resultado das minhas obras me dou conta da miséria em que vivo\". Uma vez vez, acho quem em 1982, eu o vi pintar um mural na faculdade Unifram, bebia juribeba, tremia, fumava, pintava, tentei conversar com ele, não me deu atenção, estava em transe, recebia uma divindade a a escrevia em cores, formas, em espírito que só via quem o via pintar. Onde estão essas obras??, todas destruídas, perdulários que somos dos nossos mais talentosos espíritos humanos. Se ninguém quiser essa obra, eu quero, ficará na minha casa em um lugar de honra e prestígio, testemunha da iniquidade da sociedade que nunca reconheceu o valor de um Salles Dounner.
  • Alexandre Cesar Lima Diniz
    17/03/2023
    É a cara de um legislativo formada por pastores, militares e bolsonaristas.
  • Igor
    17/03/2023
    Infelizmente essa situação representa muito bem a organização cultural da cidade