LITERATURA

Delzio Marques lança 'Por entre traços e cores' nesta terça em Franca

Numa realização conjunta do Núcleo de Comunicação e Design e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, o evento acontecerá no Teatro Central da Unifran, a partir das 19h.

14/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação
Sampi/Franca

Divulgação

Delzio Marques e seu livro 'Por entre traços e cores: a retórica do design nos LPs da Tropicália'
Delzio Marques e seu livro 'Por entre traços e cores: a retórica do design nos LPs da Tropicália'

Resultado de dissertação defendida por Delzio Marques no Mestrado em Linguística, o livro Por entre traços e cores: a retórica do design nos LPs da Tropicália foi publicado no final de 2022, pela Editora Appris. Desde então o autor vinha trabalhando a divulgação de seu primeiro livro apenas em suas redes sociais, tendo feito um pré-lançamento em novembro em um evento do PARE, o grupo de Pesquisa em Argumentação e Retórica, sediado na Unifran, do qual ele participa. Fez também um evento em São João Batista do Glória (MG), em fevereiro, para celebrar com seus amigos conterrâneos e familiares. Enquanto isso, programava os eventos de Franca, considerando o retorno das aulas e a passagem do Carnaval.

Dessa forma, Delzio Marques idealizou dois eventos. O primeiro será já nesta terça-feira, 14: uma noite para celebrar com estudantes e a comunidade acadêmica, na Unifran, onde atua como docente. Numa realização conjunta do Núcleo de Comunicação e Design e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, o evento acontecerá no Teatro Central da Unifran, a partir das 19h.

O segundo evento será uma celebração com amigos e público em geral, no dia 27 de março, a partir das 19h30, no Beachquim, uma casa noturna em Franca que cultiva o espírito mar e bar.

Para ambos os eventos, o autor está programando atrações que promovam, tanto um maior entendimento da proposta do livro, quanto aproximação à música produzida pelos artistas tropicalistas. Tudo com muita descontração.

Mas, do que se trata a obra, afinal? A resposta pode ser encontrada na quarta capa do livro, escrita por Fernando Ferreira Garróz, Designer Gráfico e diretor de cinema de animação:

Por entre traços e cores: a Retórica do Design nos LPs da Tropicália é uma investigação apaixonada de um aspecto até então não explorado ou pelo menos não aprofundado nos estudos do celebrado movimento musical tropicalista – a argumentação presente no design das capas dos seus discos. Valendo-se da ousada mistura teórica da Retórica Aristotélica com os fundamentos da leitura da imagem e a Retórica da Imagem de Roland Barthes, o autor nos apresenta uma abordagem reveladora, que nos conduz a uma nova percepção e compreensão da iconografia tropicalista, relacionando-a aos propósitos musicais e estéticos do movimento e inclusive situando-a na perspectiva da história do design de capas de disco. Em seus propósitos, essa obra também se apresenta como um modelo de abordagem para os estudos dos aspectos argumentativos e retóricos do texto visual ou verbo-visual, o que a torna uma referência para profissionais, pesquisadores e educadores do campo da linguagem, do Design Gráfico, da comunicação e, é claro, para os amantes da Tropicália.”

Validando essa definição do seu público leitor, Delzio Marques afirma estar muito feliz com sua publicação, pois recebeu encomendas de exemplares de seu livro feitas por leitores de diferentes áreas de atuação e várias partes do país, além de colegas pesquisadores e interessados em cultura musical.

O livro estará à venda nos dois eventos, com direito a autógrafo do autor, mas também pode ser encontrado na Livraria e Sebo Almanaque, em Franca. Para quem reside em outras cidades o autor pode ser contatado pelas redes sociais e a remessa será feita pelos correios. Outra possibilidade é o leitor adquirir no site da Editora Appris, ou nas grandes livrarias virtuais, como Amazon e Martins Fontes.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.