TOMAM POSSE

De lados opostos, deputados francanos tomam posse na Assembleia Legislativa

Delegada Graciela (PL) e Guilherme Cortez (Psol) serão empossados a partir das 15 horas desta quarta-feira, 15, com transmissão pelos canais oficiais da Alesp.

Por Pedro Baccelli | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução

Delegada Graciela e Guilherme Cortez: posse nesta quarta-feira,15
Delegada Graciela e Guilherme Cortez: posse nesta quarta-feira,15

Os 94 deputados paulistas eleitos nas Eleições 2022 serão empossados nesta quarta-feira, 15, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Representando Franca, a Delegada Graciela (PL) foi reeleita e Guilherme Cortez (Psol) assume uma das cadeiras pela primeira vez.

A posse dos deputados acontece a partir das 15 horas no plenário estadual. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp, canal oficial do YouTube e redes sociais do Legislativo.

Delegada Graciela 
Titular da Delegacia de Defesa das Mulheres de Franca por 30 anos, Graciela de Lourdes David Ambrósio, de 58 anos, vai para o segundo mandato. Na última legislatura, foi a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, além de aprovar dois projetos de proteção as vítimas de agressão: Viva Mulher e o Belas Empenhadas.

A delegada é uma das 25 mulheres eleitas nas últimas eleições. Foram 68.955 votos recebidos. Apesar de representar apenas 27% das cadeiras ocupadas no plenário, esta é a maior bancada feminina da história da Alesp.

"Representamos a maior parte do eleitorado do país, mas na política a presença feminina não é a ideal (...) vou continuar trabalhando para que as mulheres tenham o seu espaço e seus direitos respeitados".

Guilherme Cortez
Com 45.094 votos recebidos, Guilherme da Costa Aguiar Cortez, de 24 anos, foi eleito na primeira tentativa para deputado estadual. Advogado, o agora parlamentar atuou como professor de cursinhos e participa de militâncias desde 2015.

O jovem político ganhou projeção nacional após discutir com o ex-ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante um ato de campanha em Franca. Na ocasião, Cortez disse ao bolsonarista que não era bem-vindo na cidade.

"Para quem disse que isso nunca aconteceria, agora essa região tem um deputado de esquerda. E só estamos começando", disse o deputado em suas redes sociais.

De saída
Após oito mandatos, totalizando 32 anos, Roberto Engler se despede da Assembleia Legislativa aos 79 anos de idade.

O agora ex-deputado disse que a decisão de não concorrer à reeleição foi uma ideia que estava amadurecendo. "Mesmo em 2018, eu já tive dúvidas se deveria seguir candidato. O motivo maior desses questionamentos sempre foi a vontade de ficar mais com a família, desfrutar mais do tempo livre".

Engler foi o deputado com mais mandatos em toda história política de Franca.

Leia mais:
'Tivemos bem mais acertos do que erros', diz deputado Roberto Engler

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Gabriel Medeiros
    14/03/2023
    Será que agora teremos um representante francano na AL que lutará pelo real bem estar dia francanos, principalmente para os mais pobres??, é que, até hoje, o que tivemos foram só aproveitadores de interesses pessoais que só se preocupam em usufruir do bom e do melhor longe das vistas dos francanos nos melhores hotéis e restaurantes de SP e em Brasília, privilegios e mordomias, esses foram os interesses dos nossos deputados, não é mesmo??,
  • carlos
    14/03/2023
    4 anos de mamata.