COMEMORAÇÃO

Franca celebra 109º aniversário da escritora Carolina Maria de Jesus neste sábado

Carolina Maria de Jesus é uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. Sua obra tem relevância não só literária, mas também política.

Por Gabriel Garcia | 15/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação/Prefeitura de Franca

Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1.531, no Centro de Franca
Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1.531, no Centro de Franca

Para comemorar o aniversário de 109 anos de nascimento da escritora Carolina Maria de Jesus, poetisa, compositora e romancista, Franca sediará um evento com Vera Eunice, filha da autora, que irá compartilhar lembranças e histórias da autora que viveu na cidade.

A celebração contará com apresentações artísticas de Flávia Mildres e Janaína Santos, além de reflexões do legado da autora. O evento acontecerá no dia 18, sábado, às 18h, na Casa da Cultura e do Artista Francano, no Centro. A entrada é gratuita.

A comemoração é uma realização da AFL (Academia Francana de Letras) e do Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca), com o apoio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura).

A abertura acontecerá às 19h. Logo após, Flávia Mildres se apresentará. Às 19h30, a entrada de Vera Eunice, e uma hora depois Janaína Santos fará sua apresentação.

Quem foi Carolina Maria de Jesus
Nascida em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914, Carolina Maria de Jesus foi importante escritora, poetisa, compositora e romancista. Em 1927, junto à família, Carolina fixou sua residência em Franca e trabalhou como lavradora numa fazenda, e na cidade como empregada doméstica.

Sua primeira publicação foi em 1960 com o título Quarto de Despejo: diário de uma favelada, seu sucesso de vendas. Ainda nos dias de hoje a obra é destaque de importância em pautas sobre preconceito, miséria, fome e desigualdade. O livro teve relevância notória o suficiente para ser traduzido para ao menos 14 idiomas. A escritora publicou ainda outros livros como Diário de Bitita, Casa de Alvenaria e Pedaços da Fome.

Carolina Maria de Jesus morreu após uma crise de insuficiência respiratória – era portadora de asma – no dia 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, em São Paulo, capital.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.