ESPECIAIS

Franca é referência no atendimento a pessoas com deficiência de 12 cidades da região

A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca atende cerca de 1.300 pessoas por mês, em três áreas: educação, saúde e assistência social.

Por Gabriel Garcia | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Apae Franca/Divulgação

Apae atende 12 cidades, contando com a Região de Saúde Três Colinas
Apae atende 12 cidades, contando com a Região de Saúde Três Colinas

De Capetinga (MG) a São José da Bela Vista, 125 pessoas de 10 cidades da região de Franca são atendidas atualmente pela Apae de Franca (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), mas o convêncio são com 12 municípios no total, além da cidade-sede. Oferecendo atendimento a crianças, adolescentes e adultos, a instituição contabiliza 1.300 usuários por mês, em três áreas de serviço, sendo elas: educação, saúde e assistência social.

Diariamente, dezenas de pessoas se deslocam das cidades vizinhas a Franca para receber atendimento, sendo eles moradores das cidades de Capetinga, Claraval e Ibiraci, em Minas Gerais, e Cristais Paulista, Jeriquara, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista.

Destes, a maior parte frequenta a área de educação da Apae, na Escola de Educação Especial – todas as cidades são atendidas na área. O atendimento no setor de Assistência Social é utilizado por seis municípios. Já os serviços na área de Saúde são prestados às três cidades mineiras – Capetinga, Claraval e Ibiraci.

Contando com a Região das Três Colinas, são atendidas mais duas cidades, o que sobe o número de municípios da região que usam os serviços da Apae para 12, incluindo Patrocínio Paulista e Itirapuã – ambas são atendidas no CER II (Centro de Reabilitação). Atualmente, nenhum morador dessas duas cidades utiliza os serviços em Franca, mas se o atendimento for necessário, ele será prontamente disponibilizado.

Como reconhecimento dos serviços prestados, no início deste mês, a Câmara Municipal de Pedregulho prestou uma homenagem à Apae de Franca, através de uma Moção de Aplausos, que foi entregue ao presidente da instituição, Paulo Henrique Ferreira.

“Há tempos faço parte da Saúde, e vi o que a APAE fez e está fazendo por Franca e toda a região. Ela nos assiste aqui em Pedregulho e também à nossa população. Quero aproveitar este momento para dizer muito obrigado por tudo o que a APAE tem feito por nós”, disse o vereador Sebastião de Oliveira, o Tiãozinho, autor da homenagem, que foi aprovada por todos os parlamentares de Pedregulho.

O presidente da Apae agradeceu a moção. “A APAE de Franca faz um esforço gigantesco para atender a região. Hoje, a APAE Franca tem um orçamento estimado para 2023 – é orçamento, não faturamento – de custos de R$ 14,3 milhões, do qual 30% de ajuda da iniciativa privada, das pessoas, dos nossos eventos. A APAE, quando recebe o reconhecimento de uma Casa como a Câmara de Pedregulho, a gente fica muito feliz, a gente vê a percepção de que estamos fazendo um bom trabalho”, ressaltou Ferreira.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.