SOLIDARIEDADE

Projeto social de francana beneficia 200 famílias: a força da solidariedade em ação

Fabiana Marques criou o Projeto 100% legal para ajudar pessoas carentes e necessitadas em Franca.

Por Jéssica Reis | 12/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo Pessoal

Fabiana em uma de suas ações sociais com pessoas acamadas
Fabiana em uma de suas ações sociais com pessoas acamadas

Há uma década, uma moradora de Franca tem se destacado por suas ações altruístas, impactando positivamente a vida de mais de 200 famílias carentes. Fabiana Marques, de 47 anos, após um divórcio, resolveu viver para fazer o bem ao próximo. "Quando terminei meu casamento, resolvi me empenhar em cuidar do próximo. Sofri muito durante essa relação, em que não me era permitido ‘viver’. Assim que me libertei, tinha certeza de que deveria fazer o bem", disse Fabiana.

Foi assim que ela criou o Projeto 100% Legal, onde ela faz campanhas para arrecadar doações e reverter para famílias necessitadas e carentes. "Tudo começou de forma anônima. Eu visitava asilos, ajudava famílias carentes. Com o tempo, comecei a precisar da ajuda de algumas pessoas para poder ajudar outras. Principalmente famílias com pessoas com câncer e acamadas vinham até mim, e eu buscava doações para poder fazer o bem para essas pessoas", contou ela.

Fabiana conta que sua inspiração para ajudar o próximo sempre foi genuína: "Toda essa inspiração vem de dentro de mim, de uma força maior. Hoje, me dedico a tentar atender todos que me pedem alguma ajuda."

Com base em seu altruísmo, Fabiana criou o Projeto 100% Legal, que mantém grupos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, para divulgar suas ações sociais. Atualmente, o projeto beneficia mais de 200 famílias, incluindo membros acamados, com câncer, em situação de carência, debilitados e acidentados. "Procuro me organizar como posso. Embora receba muitas doações, nem sempre são suficientes. Por essa razão, faço questão de divulgar nosso trabalho", explicou Fabiana.

Arrecadações
O Projeto 100% Legal está apto a receber diversos tipos de doações, como alimentos, roupas, móveis, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e, sobretudo, fraldas e dietas para pessoas com câncer. "Temos muitas pessoas que precisam de ajuda, principalmente com a dieta que pode custar entre R$ 28 e R$ 50, dependendo da prescrição médica. Sabemos que a Prefeitura envia ajuda, mas nem sempre é suficiente, então tentamos fazer a nossa parte", comentou Fabiana.

Projeto 100% Legal
Há três anos, Fabiana alugou uma casa para a organização adequada das doações recebidas e distribuídas, além de manter um bazar solidário em andamento. "Estamos enfrentando muitas dificuldades para pagar o aluguel, mas fazemos o possível para manter esse espaço porque em minha casa não há mais espaço suficiente. Agradecemos a ajuda de quem puder contribuir", diss.

A voluntária está atualmente fazendo um curso de produção de ovos de Páscoa, pois está lançando uma campanha para arrecadar ovos de chocolate para doar às famílias assistidas. "Estou fazendo o curso para produzir ovos de Páscoa com os chocolates que receberemos", explicou ela.

Quem quiser colaborar com a causa pode ir até a rua Maria Helena Almeida Amaral, 1775, no bairro Júlio Delia, onde Fabiana mantém a sede do Projeto 100% legal e do bazar beneficente em prol de ações sociais.

As ações podem ser acompanhadas pelo Facebook. Para mais informações, o telefone de contato é o (16) 99225-9871.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rosana Aguiar Coelho
    12/03/2023
    Fabiana está de parabéns, acompanho o trabalho já algum tempo, ajudo como posso e vejo o desempenho dela, precisamos mobilizar mais pessoas pra ajudar nesse protejo. Muito bom, por mais Fabianas.
  • Airton Dias Alvino
    12/03/2023
    LINDA HISTÓRIA. IMAGINA ESSA MOÇA AJUDA 200 FAMILIAS O QUE SERIA DE NÓS QUE PODEMOS FAZER O BEM E NÃO FAZEMOS?EU TAMBÉM ME INDENTIFIQUEI COM A HISTÓRIA DELA AJUDO ALGUMAS FAMILIS MAS NÃO DO TANTO QUE ELA MAS FAÇO MINHA PEQUENA AÇÃO. QUE DEUS CONTINUA TE ABENCOANDO SEMPRE IREI TE CONHECER PARA AJUNTAR MAIS UMA FORÇA