BASQUETE

Helinho quebra recorde do pai e Sesi Franca alcança 36ª vitória seguida

A marca foi superada nesta segunda-feira, 6, em partida das quartas de final da Champions League Americas em Montevidéu; recorde anterior havia sido batido na temporada 1992/1993.

Por Pedro Baccelli | 07/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Técnico Helinho Garcia: 'São 36 vitórias que representam mais que os triunfos'
Técnico Helinho Garcia: 'São 36 vitórias que representam mais que os triunfos'

Recorde do pai, quebrado pelo filho. História escrita pela família Garcia à frente do comando técnico do Franca Basquete.

Há 30 anos, Hélio Rubens emplacava 35 vitórias como maior sequência de invencibilidade do Touro até então. O feito foi superado na noite desta segunda-feira, 6, quando os comandados de Helinho Garcia bateram o Peñarol, em Montevidéu, e de quebra, selaram o 36° triunfo consecutivo.

O recorde anterior havia sido conquistado na temporada 1992/1993 por Hélio Rubens, que tinha nomes consagrados do basquete nacional no plantel, como Chuí, Demétrius, Dexter, Fabio Pira, Fantinha, Fauzinho, Gastão, Guerrinha, Isaías, Janjão, Josuel, Joel, Minucci, Rogério, Sheldon e Wagnão.

Agora, a marca foi superada na primeira partida das quartas de final da Basketball Champions League Americas (BCLA). No Uruguai, o Sesi Franca ganhou os três primeiros quartos e fechou a partida, por 91 a 84. O cestinha foi o ala-pivô Lucas Dias, que anotou 26 pontos e 10 rebotes.

O expressivo resultado foi alcançado por Helinho Garcia e os jogadores David Jackson, Edu Marília, Georginho, Jhonatan, Lucas Dias, Lucas Mariano, Márcio, Michael Smith, Nascimento, Reynan, Scala e Zu Jr.

“São 36 vitórias que representam mais que os triunfos. É a entrega, a união, as discussões, o dia a dia no trabalho árduo, muitas vezes longe de casa e das famílias, mas sempre buscando o melhor para a equipe, e isso realmente é uma coisa que devemos nos orgulhar”, diz Helinho.

Os triunfos sucessivos do time atual foram alcançados no Campeonato Paulista, NBB (Novo Basquete Brasil), Copa Super 8 e BCLA. Além da quebra de recorde, o time conquistou o Paulistão (2022) e a Super 8 (2023).

O elenco retorna da capital uruguaia nesta terça-feira, 7. Devido ao desgaste da viagem internacional, os jogadores devem ganhar descanso na quarta-feira, 8.

O jogo de volta das quartas de final da Champions League acontecerá neste sábado, 11, às 20 horas, no ginásio “Pedro Morilla Fuentes”. Em caso de vitória do Peñarol, o terceiro e decisivo jogo acontece no domingo, 8, também às 20 horas, no Pedrocão.

Próximo de outro recorde
O Sesi Franca Basquete está próximo de alcançar o recorde de vitórias do NBB. O atual detentor é Flamengo, que conquistou 29 triunfos seguidos somando as temporadas 2020/21 e 2021/2022. Nesta edição, o Touro ganhou os 25 jogos disputados.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.