SEM ACORDO

Sapateiros rejeitam proposta de 1% de reajuste real nos salários em Franca

'A proposta do sindicato patronal está muito aquém do que a gente entende de mínimo para poder avançar', diz Wellington Paulo de Oliveira.

Por Pedro Baccelli | 03/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Divulgação

Votação do Sindicato dos Sapateiros durante assembleia em 2022
Votação do Sindicato dos Sapateiros durante assembleia em 2022

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Franca (STICF) não aceitou a contraproposta de reajuste salarial oferecida pelo sindicato patronal. A negativa aconteceu durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 2, na sede da categoria, que contou com cerca de 200 pessoas, segundo os organizadores.

O Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) propôs a inflação, percentual que será conhecido até o dia 10 de março, mais 1% de aumento real nos salários dos funcionários.

O valor é menor do que o pedido pela categoria. Além do percentual da inflação, os sapateiros pedem 5% de reajuste e outros 5% de rotatividade, que significa demissão seguida de contratação de mão de obra mais barata.

“A proposta do sindicato patronal está muito aquém do que a gente entende de mínimo para poder avançar. Daqui para frente continuamos otimistas”, disse o presidente do STICF, Wellington Paulo de Oliveira.

Também foi rejeitado o aumento de 101 para 104 horas de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). “Não teve avanço nas outras questões. O abono seria automaticamente imposto pelo índice, mas foi negado. Não discutiu vale alimentação”.

Ambos os sindicatos se reunirão novamente para que uma nova contraproposta seja discutida durante assembleia da categoria, que ainda não tem data marcada para acontecer.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Dorival
    05/03/2023
    Depois falta mão de obra qualificada hipócritas
  • Danilo
    04/03/2023
    Estudar é a melhor solução pra sair disso.
  • Francano
    04/03/2023
    Enquanto isso o Brigagão nada de braçada com seu salário de mais de 20k por mês. Qual será que foi o reajuste dele no último ano??
  • Francano
    04/03/2023
    1% + a farsa dos 5% de inflação? É um absurdo mesmo, primeiro que a inflação real deve ter batido mais de 20%. Isso é bom para os sapateiros aprenderem que precisam buscar outras áreas, pois essa não é valorizada e nem respeitada. Para os patrões tá tudo lindo, pois agora receberá desconto de ICMS, dar 1% de aumento equivale em média uns 20,00 no máximo de aumento. Vergonhoso!!!
  • alex
    03/03/2023
    Amigos, estudem para sair das mãos desses gananciosos empresarios do setor calçadista. Sou francano e tenho o maior orgulho em dizer que NUNCA ENTREI NUMA FABRICA DE CALÇADOS, NUNCA DEI UMA GOTA DO MEU SUOR A ESSES SEMHORES.