FALHA NA AGENDA

Idosa que aguarda cirurgia há 6 anos recebe agendamento por engano: 'um absurdo'

Aposentada foi encaminhada para consulta de outro paciente; erro foi descoberto somente depois de se deslocar do HC de Franca até a Secretaria de Saúde.

03/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

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A aposentada teria agendada uma consulta com oftalmologista no Ambulatório Escola do Hospital do Coração nesta sexta-feira, antes de saber do engano
A aposentada teria agendada uma consulta com oftalmologista no Ambulatório Escola do Hospital do Coração nesta sexta-feira, antes de saber do engano

Uma idosa de 75 anos passou por um constrangimento na manhã desta sexta-feira, 3, ao tentar passar por uma consulta no Ambulatório Escola do Hospital do Coração, em Franca.

A aposentada Cecilia Felismino Alves esteve pela manhã no Ambulatório Escola do HC de Franca, pois teria agendada uma consulta com um médico oftalmologista. Sua filha Luciene Alves recebeu uma ligação do hospital de que uma consulta de oftalmologista seria reagendada para esta sexta-feira, 3. Porém, ao tentar se consultar, foi verificado que a consulta não seria da aposentada, e sim, de outra paciente. E que uma troca teria sido feita na Secretaria de Saúde por engano.

Para entender a história, a família da aposentada foi chamada até a Secretaria de Saúde, no início de janeiro, quando foram informados que Cecilia deveria fazer uma série de exames preparatórios para uma cirurgia solicitada em 2017.

"É um absurdo. Aguardávamos há 6 anos os encaminhamentos para essa cirurgia. Na época, minha mãe chegou a fazer os exames pré-operatórios, mas ela não foi chamada. Aí em janeiro ligaram e entregaram para nós todos os encaminhamentos. Então estamos correndo para que ela faça todos os exames. Quando ligaram dizendo que tinha mais uma consulta, achamos que estava entre esses encaminhamentos e fomos logo cedo", disse Luciene Alves, filha da aposentada.

Segundo ela, ao chegar no Ambulatório Escola do Hospital do Coração, foram informadas de que seria necessário que fossem até a Secretaria de Saúde buscar o encaminhamento, caso contrário a idosa não poderia ser atendida.

"A moça da recepção disse que precisávamos ir e voltar em 40 minutos, se não o atendimento teria que ser reagendado. Chegando na secretaria, a fila estava enorme e apenas uma atendente nos três guichês disponíveis. Como eu tinha pouco tempo, expliquei por cima para a menina, que chamou outra pessoa para me atender. Depois de muita espera, a moça retornou dizendo que a consulta não era da minha mãe, e sim, de uma outra pessoa com nome parecido", relatou Luciene.

Indignada com a situação, Luciene falou sobre o medo dessa situação. "Olha, além de esperarmos quase seis anos para dar seguimento à solicitação de cirurgia, ainda passamos por isso. E se fosse um exame invasivo e minha mãe passasse por ele por engano. Cadê a responsabilidade. Aqui a gente morre e ninguém liga", concluiu.

Prefeitura de Franca responde
O GCN entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Franca, que respondeu que a mensagem de agendamento foi disparada pelo Sistema Cross.

Secretaria de Saúde do Estado
O GCN solicitou a posição da Secretaria de Saúde do Estado, via assessoria de imprensa, a respeito da participação do Sistema Cross no caso da aposentada Cecilia Felismino Alves. Após a publicação da matéria, o órgão enviou a seguinte nota: "A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a paciente C.F.A foi regulada pela Secretaria Municipal de Saúde do município de referência. A Cross é descentralizada na rede, por isso podem ocorrer regulações municipais ou regionais com os respectivos serviços de referência para sua área de abrangência.".

Nova solicitação de posicionamento da prefeitura
Após a nota da Secretaria de Saúde de São Paulo sobre a regulação da idosa feita pelo município de Franca, o portal GCN solicitou esclarecimento da prefeitura de Franca, e publicará a resposta, se houver.

Matéria atualizada às 19h38

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5 COMENTÁRIOS

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  • Juliana
    05/03/2023
    As pessoas estão a perder a paciência com a saúde pública. Um absurdo esperar qse 6 anos pra um agendamento. Minha mãe esperou 2 anos pra fazer uma mamografia e 1 semana depois q ela faleceu, o bendito encaminhamento pra ela fazer chegou em kza. Um absurdo como a saúde no Brasil pros menos favorecidos é demorado. Quantas e quantas pessoas morrem aguardando atendimento, lamentável. Se fosse no caso de um câncer inicial, esperar esse tempo todo já estaria em metástase ou pessoa lá enterrada!
  • Eduardo
    04/03/2023
    A mulher ta fazendo esse escandalo todo por causa de uma consulta errada com oftalmologista? E o gcn ainda faz uma materia sobre isso? é fim mesmo
  • Roberto da Silva
    04/03/2023
    Eu estava na mesa ao lado quando essa senhor chegou querendo passar na frente de todo mundo para ser atendida. Não pegou senha e já foi direto no guichê de atendimento. Ela não demorou pra ser atendida pois as moças do balcão viram que ela ia dar barraco. A moça explicou pra ela que foi um erro no sistema do hospital do coração e que em nenhum momento a mãe dela tinha sido prejudicada. Essa moça aí quer é aparecer.
  • Paula
    03/03/2023
    A moça falou pra ela que o sistema logo cancelou o agendamento. Ainda ajudou reagendando a consulta da cirurgia porque a paciente não tinha feito os exames pedidos. Qualquer pessoa mais esclarecida teria entendido a situação. Mas algumas pessoas fazem questão de procurar briga.
  • Paula
    03/03/2023
    Eu estava lá e não foi nada disso que aconteceu. Essa Luciene chegou lá e falou que não tinha dado tempo de fazer os exames para a cirurgia e que teriam que mudar a data da consulta do médico. A moça que atendeu ela foi e alterou a data na maior boa vontade e explicou que essa situação acima tinha sido um erro do sistema e que tinha sido cancelado o mês passado. É visível que ela está procurando alguém para brigar e culpar.