CARNAVAL

Carnaval deve contar com 6 escolas e 5 blocos na avenida em Bauru

Realização do desfile em dois dias diferentes só será confirmada mediante a habilitação dos inscritos no chamamento

Por Laylla Paes | 31/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Laylla Paes

A avenida Jorge Zaiden vai ser o palco dos desfiles de Carnaval em Bauru neste ano
A avenida Jorge Zaiden vai ser o palco dos desfiles de Carnaval em Bauru neste ano

A pouco mais de 15 dias para o desfile do Carnaval, o chamamento público para contratação das escolas e blocos de Bauru encerrou seu prazo de inscrições nesta segunda-feira (30) com 6 escolas e 5 blocos cadastrados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Cultura do município. A pasta ainda analisará a documentação de cada agremiação, portanto, ainda não é possível afirmar quais delas efetivamente participarão.

Programado para ocorrer na avenida Jorge Zaiden nos dias 18 e 20 de fevereiro, o desfile deste ano contará com apenas 300 metros de percurso - 150 metros a menos que a distância disponível no Sambódromo Municipal. Segundo nota enviada pela prefeitura, "a pista do desfile será a do sentido avenida Nações Unidas-Flamboyants, com a concentração no trecho mais perto da avenida Nações Unidas, e a dispersão perto da rotatória com a avenida Orlando Ranieri. No sentido oposto, que é o do Flamboyants-avenida Nações Unidas, ficará o público". Além disso, de acordo com o edital 17/2023 de contratação de empresa para realização da organização do desfile, não há previsão de instalação de arquibancadas na avenida, o que significa que o público deve ficar em pé.

ORGANIZAÇÃO

Segundo edital, que segue aberto até 9h do dia 2 de fevereiro, "caberá à empresa o fornecimento de equipe organizadora, brigadistas, jurados, transporte de passistas e alegorias, grades de isolamento, tendas, banheiros químicos, guinchos, gruas, caminhões de som, sonorização de pista, camisetas de identificação e demais serviços".

A segurança será feita por empresa contratada pela pasta, além da Polícia Militar. A secretaria também prepara a festa em conjunto com outros setores da prefeitura, visando a limpeza, vagas para comércio ambulante, colocação de banheiros químicos e organização do trânsito.

RECLAMAÇÕES

Apesar dos esforços das instituições competentes, a festa segue sendo alvo de críticas por parte de moradores de condomínios da região, que estão preocupados com a segurança, limpeza, barulho e fluxo de veículos. O JC também esteve na avenida para conversar com ambulantes, que relataram descontentamento com o desfile no local.

Segundo eles, as vendas, que deveriam crescer, provavelmente serão reduzidas ou sequer efetuadas, tendo em vista que todos deverão retirar seus carros, food trucks e demais instalações das margens da avenida. Ainda não há confirmação sobre onde os comerciantes poderão se instalar.

De acordo com eles, a previsão é de que seja após a rotatória, localizada entre as avenidas Jorge Zaiden e Orlando Ranieri, em uma descida, o que dificultaria a permanência de 'restaurantes sobre rodas' no local.

A expectativa é de que, nos próximos dias, as pastas envolvidas no evento esclareçam pontos-chaves da organização do Carnaval. Também é esperada a divulgação da empresa vencedora da licitação para organização do desfile. As propostas serão abertas em sessão no dia 2, com condução da pregoeira Ana Carolina de Carvalho Fraga.

Outro ponto a ser definido é a quantidade de dias de festa. Caso hajam poucos habilitados, existe a chance de o desfile ocorrer apenas no sábado (18). O JC acompanha os desdobramentos dos editais.

INSCRITOS NO CARNAVAL 2023

ESCOLAS

- Estação 1º de Agosto

- Acadêmicos da Cartola

- Coroa Imperial

- Mocidade Unida da

VILA FALCÃO

- Tradição da Zona Leste

- Tradição do Bela Vista

BLOCOS

- Pérola Negra

- Dragões da Vila

- Estrela do Samba de Tibiriçá

- Estação Primavera

- Unidos do Jardim Petrópolis

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.