CARNAVAL

Comerciantes apostam em adereços para aquecer as vendas

Neste período, comerciantes apostam em adereços e acessórios para atender demanda e conquistar um bom faturamento neste ano

Por Giovanna Vianna | 31/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Daniel Tegon Polli

A maioria dos produtos sofreu reajuste de preço em relação a 2022
A maioria dos produtos sofreu reajuste de preço em relação a 2022

O clima de Carnaval já começa a mexer com o comércio local. As comemorações têm início no dia 17 e se estendem até 22 de fevereiro. Nesse cenário, comerciantes apostam em adereços e acessórios para atender a demanda e lucrar com a tradicional festa.

Segundo Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), a expectativa de aumento nas vendas é positiva devido à volta da festividade. "Durante o Carnaval, a tendência é que exista um aumento na procura por estabelecimentos que vendem roupas, calçados, acessórios, comidas e bebidas. Para destacar o seu negócio entre os concorrentes, é interessante apostar em produtos carnavalescos, investir nas vitrines, preparar e divulgar promoções e descontos especiais", comenta Maltoni.

Para o presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), Mark William, todos os setores podem se beneficiar. "O Carnaval é uma data que impulsiona áreas mais segmentadas do varejo, como a de fantasias e acessórios, turismo e alimentação (por conta de reuniões familiares). Mas o lojista de roupas, acessórios e até cosméticos também pode se beneficiar da data e aumentar as vendas. Para isso é preciso usar a criatividade para decorar a loja de acordo com o tema e criar ofertas que chamem a atenção dos foliões" comenta o presidente.

NAS LOJAS

Em uma loja de artigos para festas no Centro, a funcionária Camila Stefani relata que a procura para a data mais animada do ano já começou. "O que mais está vendendo são mascaras, confetes, chapéus e saias tule. Também estamos percebendo que este ano as pessoas estão preferindo montar suas próprias fantasias do que comprar uma pronta. Então nosso foco este ano são os acessórios e adereços para que as pessoas usem a imaginação", relata.

Apesar do reajuste de 4% na maioria dos produtos, a funcionária está animada com o período. "Esperamos um crescimento de 50% neste Carnaval em comparação ao ano passado. Como os blocos vão voltar este ano, acredito que as pessoas vão estar mais animadas. Além disso, apesar do reajuste, com R$50 já é possível montar uma boa fantasia", diz.

Em uma loja de fantasias, também no Centro, a proprietária Izilda Leite Castro Rodrigues diz que a procura para o Carnaval já começou, mas as pessoas estão buscando economizar. "Percebo que os clientes querem acessórios simples e procuram inventar fantasias com o que já tem em casa, então precisamos criar ideias de acordo com o que a pessoa quer gastar", conta Izilda.

Apesar de acessórios como tiaras, máscaras e saias tule serem os itens mais procurados, fantasias engraçadas também ganham espaço. "Como a maioria das pessoas deixa para comprar de última hora, principalmente nos três dias que antecedem as festas, esperamos que as vendas sejam boas, já que ano passado foi bem fraco devido à pandemia. Estou animada para este ano", completa.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.