VIOLÊNCIA

'Capital da violência', Vale concentra as 7 cidades com maior taxa de homicídios em SP

Municípios da região lideram ranking da taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes entre as maiores cidades do estado

Por Xandu Alves | 30/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Investigação da Polícia Civil em Cruzeiro: onda de assassinatos em 2022 levou cidade ao topo do ranking da violência
Investigação da Polícia Civil em Cruzeiro: onda de assassinatos em 2022 levou cidade ao topo do ranking da violência

Nenhuma região do estado de São Paulo supera o Vale do Paraíba no ranking da violência. As sete primeiras cidades com a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes em todo o estado estão na região. Apenas o oitavo lugar da lista traz uma cidade de fora do Vale.

Não à toa, o Vale é a única região do interior de São Paulo a ultrapassar a marca de 300 vítimas de homicídio em 2022, chegando a 368 mortes. Ultrapassar esse patamar de óbitos violentos se repete na região há mais de uma década.

O ranking da violência compara as 100 maiores cidades paulistas e foi feito por OVALE com base nos dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). O indicador leva em conta o número de pessoas mortas em homicídio doloso em todo o ano passado.

Sete cidades da RMVale lideram a listagem: Cruzeiro está no topo do ranking estadual com 39,81 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. Depois aparecem Lorena (36,86), Ubatuba (28,01), Caraguatatuba (25,91), Caçapava (25,06), Guaratinguetá (17,34) e Pindamonhangaba (16,22).

Somente após os municípios da região é que aparecem outras cidades, como Rio Claro (16,11), Embu das Artes (15,88), Itapecerica da Serra (14,97), São Carlos (14,83) e Barretos (14,83), das regiões de Piracicaba, Grande São Paulo e Ribeirão Preto.

Leia mais: Com 378 mortes em homicídio e latrocínio em 2022, Vale tem ano mais violento desde 2016

Na 13ª colocação do ranking, outra cidade da RMVale: São Sebastião, com 14,19 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. Taubaté é a 18ª cidade da lista, com taxa de 12,51.

Todas essas cidades estão em “zona epidêmica para a violência”, conforme define a OMS (Organização Mundial da Saúde) para as cidades com taxa acima de 10 vítimas por 100 mil habitantes. Nove dos 11 municípios do Vale no ranking paulista estão nesse patamar.

Com isso, a RMVale vira o maior desafio em segurança pública para o governador e vice de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felicio Ramuth (PSD), que se elegeram prometendo reduzir a violência na região.

Duas das maiores cidades da região estão no grupo dos municípios paulistas com a menor taxa de homicídios. São José dos Campos ocupa a 50ª posição do ranking paulista, com taxa de 6,58 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes.

Jacareí, que já esteve entre as 15 cidades mais violentas de São Paulo, caiu para a 63ª posição, com taxa de 5,18, a mais baixa das cidades do Vale na lista estadual e entre as 35 cidades paulistas com as menores taxas do estado.

A cidade com a menor taxa de homicídios entre as 100 maiores é São Caetano do Sul, com apenas 1,25 vítimas por 100 mil.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.